Espaços de insurgência, espaços de citadinidade: a mobilização social e sua espacialidade

Autores

Palavras-chave:

Mobilização social, Insurgência, Citadinidade, Espaço

Resumo

A insurgência é uma atividade humana calcada na transformação das bases, sistemas e estruturas sociais por sua contravenção, subversão e revelia. As mobilizações que lhe são depositárias se reproduzem e revestem o espaço como pulsões que interpelam seus objetos e fluxos, tornando-o representamen cativo e eloquente do objeto de querela, mas simultaneamente indumentária para ação e o encouraçamento da mensagem insurgente. A proposta aqui delineada é refletir a mobilização social e a ação insurgente per si, a partir de sua constituição espacial, radicada-se para além da oferta de substrato e representação material, mas como elemento produtivo e produtor da pulsão humana por projetos de transformação e manufatura do real. Trabalha-se a dimensão utópica da ação política e mobilizadas como anelos e expressões de lacunas sociais que pela linguagem da celeuma criam no espaço e com o espaço, agências e potências que aturdem sistemas. Entende-se, sobretudo, que a espacialidade delineada pela atividade insurgente é uma atividade criadora em que o espaço é germe, matéria-prima e metabólito da mudança, isto é, os espaços de insurgência são também espaços de citadinidade.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutor em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador do Citadino - Grupo de Pesquisa em Temáticas Urbanas e do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3410976683726091

E-mail: gustavo.ccpv@gmail.com

Referências

AGIER, M. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.

AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2017.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRANDÃO, C. R. Memória Sertão. Cenários, cenas, pessoas e gestos nos sertões de João Guimarães Rosa e de Manuelzão. São Paulo: Editora Cone Sul/Editora UNIUBE, 1998.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GOMES, P. R. C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Tradução de Cristina C. Oliveira. Itapevi: Nebli, 2016.

MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO, E. et al. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo; Carta Maior, 2013. p. 19-26.

MASSEY, D. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A. A. (Org.). O espaço da diferença. São Paulo: Papirus, 2000. p. 176-184.

SANTOS, G. S. Uma jornada socioespacial: o retorno sempre novo às ruas nas manifestações de junho de 2013 no Brasil. Revista GeoUECE, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 46-65, jul./dez. 2020.

SANTOS, G. S.; PEREIRA, A. M. Utopismo, insurgência e espaço urbano: o direito à cidade lefebvriano e as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 21, n. 45, p. 461-479, maio/ago. 2019.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2014a.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2014b.

SARGISSON, L. Fool’s gold: utopianism in the twenty-first century. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2012.

TOURAINE, A. O sujeito como movimento social. In: ________. Crítica da modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 247-268.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

SANTOS, G. S. Espaços de insurgência, espaços de citadinidade: a mobilização social e sua espacialidade. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 20, p. e202203, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/8690. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos