____________________________________________________________________________

EDITORIAL

A Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PropGeo/UECE) - GeoUECE, apresenta neste décimo quinto número um conjunto de artigos com temas e referencial teórico metodológico bastante inovadores que versam sobre a leitura das dinâmicas territoriais e da natureza.

No artigo intitulado “Por uma Geografia com poesia”, Luiz Carlos Flávio, apresenta uma importante reflexão de como a ciência pode contribuir para a produção de uma interpretação da realidade levando em consideração o diálogo estreito com a arte, prevalecendo assim uma abordagem humanística, objetivando compreender o simbolismo e o sensível enquanto inerentes às paisagens vividas e experienciadas pela trajetória dos sujeitos.

Por sua vez, o texto assinado por Layon Ignacio da S. Costa e Leandro Bruno dos Santos, aponta para a importância de compreender as atividades econômicas industriais levando em consideração a trajetória histórica da produção industrial, os agentes e as políticas, para tanto, toma como recorte espacial o estado do Rio de Janeiro. A partir do caminho proposto, os autores conseguem compreender as configurações e as dinâmicas territoriais atuais promovidas pela indústria no Rio de Janeiro.

No artigo intitulado “Uma jornada socioespacial: o retorno sempre novo às ruas nas manifestações de junho de 2013 no Brasil”, Gustavo Souza Santos chama atenção para a leitura da rua enquanto um espaço público de reinvindicação e manifestações múltiplas, mas que “quando obstruídos e ocupados de modo insurgente, tornam-se esteios de agência, potência sociopolítica e indumentária de insurgência”.

A sequência dos artigos, contemplam temáticas que envolvem as dinâmicas da natureza atreladas à sociedade nos mais variados recortes do território brasileiro. São artigos que foram avaliados pela comissão científica do XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado em Fortaleza/CE entre os dias 11 a 15 de junho de 2019 e encaminhados para nossa Revista para fins de publicação.

No artigo “Atividades sísmicas na Amazônia: levantamento e caracterização de terremotos na Amazônia Sul-Ocidental/AC os autores, ao relacionar a localização periférica junto à Cordilheira dos Andes com a influência direta do encontro das placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana, realizam um levantamento histórico dos abalos sísmicos manifestados no Estado e a relação com as dinâmicas do relevo.

Por sua vez, a leitura da Amazônia no texto assinado por Jônatas de Araújo Matos é feita pelos aspectos geomorfológicos em ambientes de várzea. Para realização do estudo, o autor ressalta que o potencial da metodologia é a realização de inúmeros trabalhos empíricos, orientado por coerente referencial teórico.

O Rio de Janeiro aparece novamente enquanto recorte espacial no artigo escrito por Felipe Pacheco Silva e Telma Mendes da Silva, no qual analisam os índices geomórficos que contribuem para a caracterização morfotectônica de sistemas hidrográficos.

De Roraima parte o estudo realizado por Raquel Araújo Alves sobre o Ecossistema de Veredas localizado na porção setentrional de Bonfim. Na sequência, na escala da cidade pequena (Álvares Machado/SP) e a suscetibilidade à erosão linear ganham escopo no trabalho de Gleice Santana Pereira e Isabel Cristina Moroz-Caccia Gouveia.

A Região Nordeste do Brasil é representada por quatro artigos. Sendo que o trabalho de Juarez Mota Pinheiro e Ronaldo Rodrigues Araújo versa sobre os impactos do fenômeno El Niño e La Niña no município de São Luís/MA. Na sequência, no artigo “Caracterização das unidades de paisagens na bacia hidrográfica do Rio Taperoá/PB”, os autores trazem importante contribuição para o estudo de gestão e manejo de ambientes fluviais. Por sua vez, o artigo intitulado “A morfologia da paisagem a partir da mineração de ferro em Quiterianópoles – CE” assinado por Eduardo de Sousa Marques; Erivan Camelo da Silva e José Aristides Mesquita Barboza apresenta importante contribuição a respeito do surgimento de problemas ambientais relacionados com a exploração mineralógica feita de maneira inadequada na Serra do Besouro/Sertão dos Inhamus/Quiterrianópoles/CE. Por fim, no artigo Reconstituição paleoambiental de dunas vegetadas na caatinga em Aracati/CE, os autores trazem importante contribuição para entender as mudanças na vegetação ligadas às variações climáticas do Quaternário.

A Geografia da região Sul do Brasil está presente em três artigos. O primeiro deles versa sobre a morfogenética do leste do Estado do Paraná pelo uso da geomorfometria, assinado por Ricardo Michael Pinheiro Silveira e Claudinei Taborda da Silveira. As variações no padrão de relevo associadas aos diferentes derrames e formas vulcânicas preservadas na porção central da província magmática do Paraná-Etendeka é assinado por Eliza do Belém Tratz e Breno Leitão Waichel. Por fim, o conceito de lugar é evidenciado no trabalho intitulado “Estudo do lugar a partir da série Atlas Municipal: bacia do Ibicuí-Oeste do Rio Grande do Sul”, realizado por Luiz Eduardo Robaina; Romario Trentin e Daniel Junges Menezes. 

Agradecemos a Todos e Todas que contribuíram para que esta edição da GeoUECE fosse concluída e desejamos uma ótima leitura!

Comissão Editorial da Revista GeoUECE.

 

EDITORIAL
REVISTA GEOUECE – VOL. 8, N. 15, JUL/DEZ 2019

ARTIGOS

Artigo 1

POR UMA GEOGRAFIA COM POESIA
FOR A GEOGRAPHY WITH POETRY
POR UNA GEOGRAFÍA CON POESÍA
Luiz Carlos FLÁVIO

Artigo 2

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM TERRITÓRIO FLUMINENSE (1880-2000)
HISTORICAL TRAJECTORY OF INDUSTRIAL PRODUCTION IN FLUMINENSE TERRITORY (1880-2000)
TRAYECTORIA HISTÓRICA DE LA PRODUCCIÓN INDUSTRIAL EN TERRITORIO FLUMINENSE (1880-2000)
Layon Ignácio da Silva COSTA, Leandro Bruno SANTOS

Artigo3

UMA JORNADA SOCIOESPACIAL: O RETORNO SEMPRE NOVO ÀS RUAS NAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013 NO BRASIL
UNA JORNADA SOCIOESPACIAL: EL RETORNO SIEMPRE NUEVO A LAS RUAS EN LAS MANIFESTACIONES DE JUNIO DE 2013 EN BRASIL
A SOCIO-SPATIAL JOURNEY: THE ALWAYS NEW RETURN TO THE STREETS IN 2013 JUNE DEMONSTRATIONS IN BRAZIL
Gustavo Souza SANTOS

Artigo 4

ATIVIDADES SÍSMICAS NA AMAZÔNIA: LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE TERREMOTOS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL – ACRE – BRASIL
SEISMIC ACTIVITIES IN THE AMAZON: SURVEY AND CHARACTERIZATION OF EARTHQUAKES IN SOUTH-WESTERN AMAZON - ACRE – BRAZIL
ACTIVIDADES SÍSMICAS EN LA AMAZONÍA: ESTUDIO Y CARACTERIZACIÓN DE TERREMOTOS EN LA AMAZONÍA SUDOCCIDENTAL - ACRE – BRASIL
Waldemir Lima dos SANTOS; Cleyton Aguiar CRISÓSTOMO; Antonio Roney de Figueiredo BARBOSA; Pâmela Moura da SILVA; Francisco Ivam C. do NASCIMENTO

Artigo 5

ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS DAS “TERRAS-CAÍDAS” EM AMBIENTE DE VÁRZEA NO CAREIRO DA VÁRZEA – AM

GEOMORPHOLOGICAL ASPECTS OF “FALLEN LANDS” IN LOWLAND ENVIRONMENT IN CAREIRO OF VARZEA – AM
ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS DE “TIERRAS CAIDAS” EN EL ENTORNO DE LOWLAND EN CAREIRO DE VARZEA – AM.
Jônatas de Araújo MATOS

Artigo 6

ÍNDICES GEOMÓRFICOS NA CARACTERIZAÇÃO MORFOTECTÔNICA DE SISTEMAS HIDROGRÁFICOS
GEOMORPHIC INDEXES IN MORFOTECTONIC CHARACTERIZATION OF HYDROGRAPHIC SYSTEMS
ÍNDICES GEOMORFICOS EN LA CARACTERIZACIÓN MORFOTECTÓNICA DE LOS SISTEMAS HIDROGRÁFICOS
Felipe Pacheco SILVA; Telma Mendes da SILVA

Artigo 7

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O ECOSSISTEMA DE VEREDAS NA PORÇÃO SETENTRIONAL DE BONFIM, ESTADO DE RORAIMA, BRASIL
PRELIMINARY STUDY ON THE VEREDA (PALM SWAMPS) ECOSYSTEM IN THE NORTHERN SECTOR OF BONFIM, RORAIMA STATE, BRASIL
ESTUDIO PRELIMINAR SOBRE EL ECOSSISTEMA DE VEREDAS EM LA PORCIÓN SETENTRIONAL DE BONFIM, ESTADO DE RORAIMA, BRASIL
Raquel Araújo ALVES

Artigo 8

SUSCETIBILIDADE À EROSÃO LINEAR NO MUNICÍPIO DE ÁLVARES MACHADO – SÃO PAULO
SUSCEPTIBILITY TO LINEAR EROSION IN MUNICIPALITY OF ÁVARES MACHADO – SÃO PAULO
SUSCEPTIBILIDAD DE LA EROSIÓN LINEAL EN MUNICIPIO DE ÁVARES MACHADO – SÃO PAULO
Gleice Santana PEREIRA; Isabel Cristina MOROZ-CACCIA GOUVEIA

Artigo 9

IMPACTOS DO FENOMENO EL NIÑO E LA NIÑA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MARANHÃO
EL NIÑO AND LA NIÑA PHENOMENA'S IMPACTS IN THE CITY OF SÃO LUIS – MARANHÃO
Juarez Mota PINHEIRO; Ronaldo Rodrigues ARAÚJO

Artigo 10


CARACTERIZAÇÃO DAS UNIDADES DE PAISAGENS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPEROÁ- PB
CHARACTERIZATION OF LANDING UNITS IN THE TAPEROÁ-PB RIVER WATER BASIN
CHARACTERIZAÇÃO DAS UNITS OF PAISAGENS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPEROÁ-PB
Camilla Jerssica da Silva SANTOS, Gabriel da Nobrega MONTEIRO, Kenia Karoline Sousa da CRUZ, Jonas Otaviano Praça de SOUZA

Artigo 11

A MORFOLOGIA DA PAISAGEM A PARTIR DA MINERAÇÃO DE FERRO EM QUITERIANÓPOLES - CE
LANDSCAPE MORPHOLOGY FROM IRON MINING IN QUITERIANOPOLES – CE
MORFOLOGÍA DEL PAISAJE DE LA MINERÍA DE HIERRO EN QUITERIANOPOLES – CE
Eduardo de Sousa MARQUES, Erivan Camelo da SILVA, José Aristides Mesquita BARBOZA

Artigo 12

MAPEAMENTO MORFOGENÉTICO DA PORÇÃO LESTE DO ESTADO DO PARANÁ COM USO DA GEOMORFOMETRIA
MORPHOGENETIC MAPPING OF THE EAST OF THE STATE OF PARANÁ USING GEOMORPHOMETRY
Ricardo Michael Pinheiro SILVEIRA, Claudinei Taborda da SILVEIRA

Artigo 13

VARIAÇÕES NO PADRÃO DE RELEVO ASSOCIADAS AOS DIFERENTES DERRAMES E FORMAS VULCÂNICAS PRESERVADAS NA PORÇÃO CENTRAL DA PROVÍNCIA MAGMÁTICA DO PARANÁ-ETENDEKA
RELIEF PATTERN VARIATIONS ASSOCIATED WITH FLOWS AND VOLCANIC FORMS IN THE CENTRAL PORTION OF THE PARANA-ETENDEKA MAGMATIC PROVINCE
VARIACIONES EN EL PATRÓN DE RELIEVE ASOCIADAS CON LOS DIFERENTES DERRAMES Y FORMAS VOLCÁNICAS CONSERVADAS EN LA PARTE CENTRAL DE LA PROVINCIA MAGMÁTICA DE PARANÁ-ETENDEKA
Eliza do Belem TRATZ, Breno Leitão WAICHEL

Artigo 14


RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DE DUNAS VEGETADAS NA CAATINGA EM ARACATI, CEARÁ, ATRAVÉS DE BIOMINERALIZAÇÕES DE SÍLICA
PALEOENVIRONMENTAL RECONSTRUCTION OF VEGETATED DUNES IN CAATINGA IN ARACATI, CEARÁ, USING SILICA BIOMINERALIZATIONS
RÉCONSTITUTION PALÉOENVIRONNEMENTALE DE DUNES VÉGÉTÉES DANS LA CAATINGA, À ARACATI, CEARÁ, À TRAVERS DES BIOMINÉRALISATIONS DE SILICE
Raphaella Rodrigues DIAS, Heloisa Helena Gomes COE, Sarah Domingues Fricks RICARDO, Alessandra Mendes Carvalho VASCONCELOS, Leandro Oliveira Furtado SOUSA

Artigo 15

ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DA SÉRIE ATLAS MUNICIPAL: BACIA DO IBICUÍ – OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
STUDY ON THE LOCAL SCALE FROM THE ATLAS MUNICIPAL SERIES: IBICUÍ BASIN – WEST OF RIO GRANDE DO SUL
ÉTUDE À L’ÉCHELLE LOCALE DE LA SÉRIE ATLAS DANS LES MUNICIPALITÉS: BASSIN IBICUÍ - OUESTE DU RIO GRANDE DO SUL
Luis Eduardo ROBAINA, Romario TRENTIN, Daniel Junges MENEZES



 

 

 

 

 

Publicado: 2020-04-28