O comércio na cidade de Tianguá/CE como objeto de estudo do meio

Autores

  • Aurivane Costa Moura Universidade Estadual do Vale do Acaraú
  • Francisco Clébio Rodrigues Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

geografia escolar, metodologia de ensino, urbanização

Resumo

O presente artigo busca compreender a importância do comércio na urbanização de Tianguá - CE, sob a ótica do Ensino de Geografia. A cidade localiza-se no noroeste cearense e cresceu num ritmo superior ao das demais urbes da região da Ibiapaba, em função do seu papel de centro comercial. A investigação consistiu em levantamento bibliográfico, trabalho de campo e coleta de dados estatísticos em órgãos oficiais, no qual se trabalhou o estudo do meio como metodologia de ensino. Esse procedimento possibilitou que alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da rede pública compreendessem na prática o papel do comércio como produtor do espaço urbano. Portanto, o estudo teve como objetivo interligar o conteúdo de Geografia com a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos. Em virtude de ser um tema próximo da realidade dos educandos, foi possível trabalhar a relação entre teoria e prática, mediante o uso do estudo do meio como metodologia na análise do espaço geográfico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

COSTA, M. R. Feira Livre de Cascavel-CE: meio de educar. 2007. 80 f. Monografia (Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FRESCA, T. M. Em defesa dos Estudos da pequena cidade no Ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 27-34, jan./jun. 2001.

GIMENES, P. O comércio e a cidade: o setor de cosmético em Londrina - 1985 a 2009. 2011. 70 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

GOMES, R. de C. C. Comércio e Serviços no Espaço Urbano Regional. Revista Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 20, n. 1, p. 91-103, 2018.

GONÇALVES, T. E.; CARNEIRO, T. R. Espaço Público e Shopping Center na Cidade Contemporânea: Novos Significados do North Shopping em Fortaleza/CE. Revista Geografares, n. 10, p. 128-155, 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ – IPECE. Perfil Básico Municipal 2016 Tianguá. Fortaleza: IPECE/SEPLAG, 2016.

PINTAUDI, S. M. A cidade e as formas de comércio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. p. 143-159.

______. Os shoppings centers brasileiros e o processo de valorização do espaço urbano. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 65, p. 29-48,1987.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. C. Estudo do meio: momentos significativos de apreensão real. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. p. 171-211.

SANTOS, M. Manual de Geografia Urbana. São Paulo: HUCITEC, 1981.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

COSTA MOURA, A.; RODRIGUES LOPES, F. C. O comércio na cidade de Tianguá/CE como objeto de estudo do meio. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 10, n. 19, p. e202103, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6810. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)