A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO COMO PLATAFORMA DE VALORIZAÇÃO FICTÍCIA

Autores

  • Francisco Clébio Rodrigues Lopes

Palavras-chave:

economia política, cidade, centralização capitalista

Resumo

A urbanização como negócio de incorporadoras internacionalizadas impõe ao espaço o caráter de local, no qual ocorre a metamorfose do capital produtivo em financeiro, contudo tal transformação não acontece sem a regulamentação por parte do Estado, o maior exemplo é o SFI. Assim, o movimento de capitalização utiliza a indústria da construção civil, setor de baixa composição orgânica, para se reproduzir. Com a abertura dos mercados em 1990, o Brasil se tornou uma importante plataforma de valorização fictícia e o imobiliário passou a ser investimento seguro de capitais internacionais. A principal consequência foi a expansão dos maiores grupos de incorporação pelo território brasileiro o que gerou uma centralização capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOTELHO, A. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2007.

CHESNAIS, F. A emergência de um regime de acumulação mundial predominantemente financeiro. Praga: estudos marxistas. São Paulo, n. 3, p. 19-46, 1997.

______. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In:______ (org.). A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005.

DAMIANI, A. L. Espaço e Geografia: observações de método. Ensaio sobre a Geografia Urbana a partir da metrópole de São Paulo. 2008. 414 f. Tese de Livre-Docência – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

______. et al. (coord.). O futuro do trabalho: elementos para discussão das taxas de mais-valia e de lucro. São Paulo: AGB/SP; LABUR/Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, Departamento de Geografia, FFLCH/ USP, 2006.

DIEESE. Os trabalhadores e a reestruturação produtiva na construção civil brasileira. Estudos Setoriais, São Paulo: DIEESE, n. 12, 2001.

FIX, M. São Paulo cidade global: fundamentos financeiros de uma miragem. São Paulo: Boitempo, 2007.

HARVEY, D. Los límites del capitalismo y la teoria marxista. Traducción de Mariluz Caso. México, D.F: Fondo de Cultura Económica, 1990.

Inadimplência dos contratos do SFH ultrapassa os 34%. Diário do Nordeste, Fortaleza, 29 de março de 1998, Nacional.

KURZ, R. Seres humanos não rentáveis: ensaio sobre a relação entre história da modernização, crise e darwinismo social neo-liberal. Brunnen, Suíça: Preparado para apresentação nas Jornadas Anuais da INTEGRAS, 2005. Disponível em: <http://obeco.planetaclix.pt/rkurz254.htm>. Acesso em: 05 mai. 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Volume IV. 3 ed. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

PAULANI, L. M. Capitalismo financeiro, estado de emergência econômico e hegemonia às avessas no Brasil. In: OLIVEIRA, F. de. et al. (orgs.). Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. São Paulo: Boitempo, 2010.

ROSA, S. Novos títulos dão fôlego ao crédito habitacional. Valor Econômico, São Paulo, 15 de maio de 2012, Finanças.

ROYER, L. de. O. Financeirização da política habitacional: limites e perspectivas. 2009. 193f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

RUFINO, M. B. C. Incorporação da metrópole: centralização do capital no imobiliário e nova produção do espaço em Fortaleza. 2012. 332 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

TONE, B. B. Notas sobre a valorização imobiliária em São Paulo na era do capital fictício. 2010. 244f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

TOPALOV, C. Análise do ciclo de reprodução do capital investido na produção da indústria da construção civil. In: FORTI, R. (org.). Marxismo e Urbanismo capitalista. São Paulo: Ciências Humanas, 1979, p. 53-80.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

RODRIGUES LOPES, F. C. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO COMO PLATAFORMA DE VALORIZAÇÃO FICTÍCIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 131–143, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7033. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)