IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194

Palavras-chave:

Aula de campo, Espaço geográfico, Ensino de geografia, Metodologias

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, considerando a necessidade recorrente que recai sobre os professores atualmente para que estes desenvolvam metodologias ativas e dinâmicas capazes de propiciar uma maior aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos. A partir do momento em que os alunos conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. A partir da aula de campo, os alunos podem estudar aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia. É considerando as potencialidades metodológicas da aula de campo como instrumento qualitativo na construção do processo de ensino e aprendizagem que objetivamos aqui discutir a a importância da aula de campo como metodologia didática em Geografia, apresentando, para isto, as experiências vivenciadas a partir dos trabalhos de campo realizados no âmbito do Componente Curricular Geomorfologia, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 166p.

CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves. A aula de campo em geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Publicado em 2011. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416. Acessado em 20.Abr.2020.

LAGES, G. de A.; MARINHO, M. de S.; NASCIMENTO, M. A. L. do; MEDEIROS, V. C. de; DANTAS, E. L. &

LAGES, G. A. et. al. Geoparque Cariri Paraibano. 2018. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/20244/3/rli_geoparque_cariri_paraibano.pdf. Acessado em 10.Jul.2020.

PENA, Alves Rodolfo. A importância da Geografia. 2013. Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/importanciageografia.htm. Acessado em 19.Abr.2020.

PONTUSCHKA, N.N. O conceito de Estudo de Meio transforma-se em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. Campinas: Papirus, 2004, p. 249-268.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4ºEd. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 2006.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência e Educação (Bauru), Bauru, v. 10, n. 1, p. 133-147. Disponível em: <http://www.scielo.br> Acesso em: 11 julho 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010

TUAN, Y. -F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

VIALOU, Agueda V. O conhecimento das sociedades préhistóricas através do estudo da arte rupestre pré-histórica. 2000. Disponível em: www.academia.edu/2183681/0. Acesso em: 11 jul. 2020.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos. In: COLE, M.; JOHN-STEINER, V. (Org.). Tradução NETO, J. C.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. 7º. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Cap. 6, p. 88-105.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

LEITE DOS SANTOS, A. F.; DOS SANTOS BURITI, M. M. IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 181–194, 2020. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v9.n16.181-194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/3205. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos