Leituras geográficas dos estudantes sobre inundações na bacia hidrográfica do Rio Alcântara - São Gonçalo (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v13.n24.e2024010

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Estudo de caso; Inundações; Percepção ambiental; São Gonçalo.

Resumo

As temáticas físico-naturais na Geografia Escolar ganham novas condições de interpretações e análises, a partir da leitura das percepções vivenciadas pelos estudantes acerca dos fenômenos que impactam na sua condição de existência. Dito isso, o objetivo do presente texto é entender a percepção ambiental dos estudantes do 1º ano do ensino médio a respeito das inundações que ocorrem na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, no município de São Gonçalo (RJ). Por meio da metodologia do estudo de caso, com o estudo da área da pesquisa e pelas entrevistas coletivas, construiu-se elementos para análise do tema. Concluiu-se que eles têm diferentes leituras sobre as inundações locais: alguns conseguem compreender seu significado, sua importância e as relações com as questões conceituais e outros têm limitações para o conhecimento local.

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Biografia do Autor

Rafaella César dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professora. Professora da Rede Zero Um. 

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Geografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

DOS SANTOS SOUSA, R. C.; RAMOS SACRAMENTO, A. C. Leituras geográficas dos estudantes sobre inundações na bacia hidrográfica do Rio Alcântara - São Gonçalo (RJ). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 24, p. e2024010, 2024. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v13.n24.e2024010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12411. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos