Leituras geográficas dos estudantes sobre inundações na bacia hidrográfica do Rio Alcântara - São Gonçalo (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v13.n24.e2024010

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Estudo de caso; Inundações; Percepção ambiental; São Gonçalo.

Resumo

As temáticas físico-naturais na Geografia Escolar ganham novas condições de interpretações e análises, a partir da leitura das percepções vivenciadas pelos estudantes acerca dos fenômenos que impactam na sua condição de existência. Dito isso, o objetivo do presente texto é entender a percepção ambiental dos estudantes do 1º ano do ensino médio a respeito das inundações que ocorrem na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, no município de São Gonçalo (RJ). Por meio da metodologia do estudo de caso, com o estudo da área da pesquisa e pelas entrevistas coletivas, construiu-se elementos para análise do tema. Concluiu-se que eles têm diferentes leituras sobre as inundações locais: alguns conseguem compreender seu significado, sua importância e as relações com as questões conceituais e outros têm limitações para o conhecimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaella César dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professora. Professora da Rede Zero Um. 

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Geografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.

Referências

ANDRÉ, M. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

AFONSO, A. E. Contribuições da Geografia Física e da Educação Ambiental na prática de professores de Geografia a partir do estudo de bacias hidrográficas em áreas urbanas. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 09, n.1, p. 76-85, jan/jun. 2013.

CHRISTOFOLETTI, A. A Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1999. 256p.

COELHO NETTO, A. L. Hidrologia de Encosta na Interface com a Geomorfologia. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013, p. 93-148.

FIORI, A. de. A percepção ambiental como instrumento de programas de educação ambiental da Estação Ecológica de Jataí (Luiz Antônio, SP). 2007. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais). Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos.

INEA – Instituto Estadual do Ambiente. Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Organização: Coppetec. Rio de Janeiro: SEA/ INEA. 2014.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M (Orgs). Abordagens qualitativas de pesquisa: a perspectiva etnográfica e o estudo de caso. In: Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986, p. 11-24.

LEOTE, R. Abordagens da neurociência sobre a percepção da obra de arte. In: ArteCiênciaArte [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 71-96.

MARIN, A, A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 3, n. 1, p. 203-222, 2008.

MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. 2011.Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade de São Paulo (USP), 2011.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo teórico de Marx. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, A.; MOURA-JÚNIOR, C. A. Estudo teórico sobre percepção na filosofia e nas neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana, vol.5 n. 2, p. 41-53, 2013.

RESENDE, G.; SANTOS, N. B. F. dos; SANTOS, A. D. F. dos. Aplicabilidade do Ensino Crítico de Geografia na Educação básica: quais as propostas didáticas presentes nos livros do ensino médio? In: Fórum Nacional de Formação de Professores de Geografia, 10, 2020, Anais do X Fórum Nacional de Formação de Professores de Geografia: Caldas Novas, Goiás, 2020. Disponível em: https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/3-2010113-Aplicabilidade-Do-Ensino-Cr%C3%ADtico-De-Geografia-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica.pdf. Acesso em: 19/01/2021.

SANTOS, N. V. P. dos. Implicações das inundações urbanas da bacia do rio Guaxindiba-Alcântara em São Gonçalo (RJ) no ensino de Geografia. 2016. 126p. Monografia (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, 126p.

SILVA, E. N. M. da; SALGADO, C. M. A percepção ambiental por meio de mapas mentais - Metodologia aplicada a estudantes do Ensino Fundamental em São Gonçalo referente ao tema: Bacias Hidrográficas. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 13, 2009. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, Viçosa: Departamento Geografia- UFV. 2009.

SILVA, C. L. R. da. Percepção ambiental de alunos do colégio de aplicação da UFRR sobre impactos ambientais nas bacias hidrográficas urbanas de Boa Vista/RR. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 85-94, jan. / abr., 2017.

SOUZA, A. M. de; PEREIRA, A. C. de F.; MOURA, J. D. P. Aprendizagem significativa e representações cartográficas: ideias e práticas para um ensino de Geografia contextualizado no cotidiano. Revista Formação (ONLINE), v. 25, n. 44, jan-abr., p. 75-94, 2018.

VIANNA, L. F. Alcântara: Rio ou Valão? Monografia (Especialização em Planejamento e ]Educação Ambiental). 2004 - Especialização em Planejamento e Educação Ambiental. Universidade Candido Mendes, 2004.

VIEIRA, C. D. Características geomorfológicas do canal do rio Alcântara: Subsídios ao entendimento das inundações em áreas urbanas. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pós-Graduação em Geografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Faculdade de Formação de Professores, 2019.

YIN, R. K. O estudo de caso como estratégia de pesquisa. In: Estudo de caso: planejamento e métodos tradicionais. Daniel Grassi – 2ª.ed. Porto Alegre Bookman, 2001, p. 19-30

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

DOS SANTOS SOUSA, R. C.; RAMOS SACRAMENTO, A. C. Leituras geográficas dos estudantes sobre inundações na bacia hidrográfica do Rio Alcântara - São Gonçalo (RJ). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 24, p. e2024010, 2024. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v13.n24.e2024010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12411. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos