Leituras geográficas dos estudantes sobre inundações na bacia hidrográfica do Rio Alcântara - São Gonçalo (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v13.n24.e2024010Palavras-chave:
Ensino de Geografia; Estudo de caso; Inundações; Percepção ambiental; São Gonçalo.Resumo
As temáticas físico-naturais na Geografia Escolar ganham novas condições de interpretações e análises, a partir da leitura das percepções vivenciadas pelos estudantes acerca dos fenômenos que impactam na sua condição de existência. Dito isso, o objetivo do presente texto é entender a percepção ambiental dos estudantes do 1º ano do ensino médio a respeito das inundações que ocorrem na bacia hidrográfica do Rio Alcântara, no município de São Gonçalo (RJ). Por meio da metodologia do estudo de caso, com o estudo da área da pesquisa e pelas entrevistas coletivas, construiu-se elementos para análise do tema. Concluiu-se que eles têm diferentes leituras sobre as inundações locais: alguns conseguem compreender seu significado, sua importância e as relações com as questões conceituais e outros têm limitações para o conhecimento local.
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