Apresentação, v. 1, n.1, 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.5285

Palavras-chave:

Revista, Editoração, Artigos Científicos

Resumo

A revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (Rev. Pemo) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - PEMO, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos didáticos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas educativas e a valorização das memórias e oralidades de discentes e docentes da educação básica e superior. Na sua primeira edição publica dez artigos, quais sejam: Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura (NERYS, et al., 2019); Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar (ARAÚJO; SOARES, 2019); Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor (SILVA et al., 2019); Parceria entre escola e família na formação integral da criança (COSTA; SILVA; SOUZA, 2019); Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII (FERREIRA NETO; SILVA, 2019); Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1( MACIEL et al., 2019); Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão (SOUSA; FERNANDES, 2019); Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente (SANTOS; GIASSON, 2019); Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza (CAXILE, 2019); Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora (CARVALHO, 2019). Esse número deu início oficial às atividades da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento ao oferecer acesso livre aos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 30 abr. 2019.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 30 abr. 2019.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 30 abr. 2019.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 30 abr. 2019.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 30 abr. 2019.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 30 abr. 2019.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 30 abr. 2019.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 30 abr. 2019.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 30 abr. 2019.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 30 abr. 2019.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

BRANDENBURG, C. Apresentação, v. 1, n.1, 2019. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.5285. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5285. Acesso em: 4 maio. 2024.