Apresentação, v. 4, n.11, mai./ago. 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3060

Palavras-chave:

Educação

Downloads


Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta do Centro de Educação da UECE, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (orientadora de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE e da Coleção Práticas Educativas da Editora da UECE (EdUECE). Membro de comitê editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPED) e de diversos periódicos qualificados e coleções de livros. Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e UFCA e interna da UECE. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Coordenadora do projeto de pesquisa Educadoras no Ceará do Século XX: Formação Docente, Práticas e Representações, financiado CNPq. Membro do grupo de pesquisa A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX e pesquisadora no projeto A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX, também financiado pelo CNPQ. 

Referências

AVELAR, M.; SILVA, Y.; NASCIMENTO, M. DAS G. A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 179-196, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1031/1148 Acesso em 02 mai. 2019.

BRANDT, A.; HOBOLD, M. A Prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: Um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 142-160, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146 Acesso em 02 mai. 2019.

ESTEVES, P. S. DA. A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 60-81, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/227/1142 Acesso em 02 mai. 2019.

FONSECA, G. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 3-23, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254/1149 Acesso em 02 mai. 2019.

FRIEDE, R.; REIS, D.; AVELAR, K.; MIRANDA, M. de. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 117-141, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/924/1145 Acesso em 02 mai. 2019.

GOMES, L.; BEZERRA, J. Alimentação escolar e desenvolvimento social local: O caso da aquisição de gêneros da agricultura familiar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 97-116, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/899/1144 Acesso em 02 mai. 2019.

PONTES, R. L. J. ; KARSENTI, T. Les représentations sociales des futurs enseignants du Québec sur le rôle de l’apprentissage mobile comme étudiants. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 24-40, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1179/1180 Acesso em 02 mai. 2019.

POHL, A. P.; BRANDENBURG, C.; SANTORUM, K. A. T. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educação & Formação, Fortaleza, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 197-217, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977/2740 Acesso em: 02 mai. 2019.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 161-178, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896/1147 Acesso em 02 mai. 2019.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143 Acesso em 02 mai. 2019.

SOUZA, V. V. da P.; SOUZA, H. F. P. de; HARDT, L. S. A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, mai./ago., p. 41-59, 21 mar. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/485/1141 Acesso em 02 mai. 2019.

Publicado

2019-05-02

Como Citar

FIALHO, L. M. F. Apresentação, v. 4, n.11, mai./ago. 2019. Educ. Form., [S. l.], 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3060. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3060. Acesso em: 30 jun. 2025.

Edição

Seção

Apresentação