v. 13 n. 2 (2021): Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos

					Visualizar v. 13 n. 2 (2021): Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos

Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Convidamos para isso nove professores de diferentes Instituições Educacionais brasileiras, que trabalham com Multiletramentos, para desenvolverem ensaios reflexivos sobre as ideias presentes no Manifesto. A missão de cada um deles era (re)ler o texto do GNL a partir de questões emergentes da educação no Brasil. Assim, é com imensa alegria que publicamos este número especial em homenagem aos 25 anos do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos, composto pelos nove ensaios reflexivos e pela tradução do artigo original do Grupo Nova Londres. Boa Leitura!  

Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-06-25
  • Institucional

    1
  • Expediente

    2-4
  • Editorial

    Débora Liberato Arruda Hissa, Nukácia Meyre Silva Araújo
    5-10
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5602

Ensaios

  • A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois Algumas (re)considerações

    Petrilson Pinheiro
    11-19
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555
  • As boas influências Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC

    Carla Coscarelli, Hércules Tolêdo Corrêa
    20-32
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5572
  • (Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos

    Rogério Tilio
    33-42
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5569
  • Multiletramentos em tempos de política neoliberal Relação entre mercado de trabalho e educação escolar

    Débora Liberato Arruda Hissa
    43-51
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556
  • Entre o público e o privado Novas formas de organização do trabalho docente no âmbito educacional

    Rosângela Rodrigues Borges
    52-63
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5554
  • Educação escolar, formação de professores em serviço e mundo do trabalho Um diálogo com a pedagogia dos multiletramentos

    Deise Nancy de Morais
    64-74
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5575
  • Articulação entre linguagem, discurso e cultura na Pedagogia dos Multiletramentos Como os diferentes mundos da vida se fazem presentes em práticas escolares situadas ao sul do equador

    Isabel Cristina Michelan Azevedo
    75-85
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5565
  • Por um mundo diverso cultural/linguisticamente Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos

    Roziane Keila Grando
    86-92
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5600
  • Situando a realidade aumentada no Manifesto de 1996

    Paulo Boa Sorte
    93-100
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5599

Tradução

  • Uma Pedagogia dos Multiletramentos Projetando Futuro Sociais

    Grupo Nova Londres
    101-145
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578