Articulação entre linguagem, discurso e cultura na Pedagogia dos Multiletramentos

Como os diferentes mundos da vida se fazem presentes em práticas escolares situadas ao sul do equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5565

Palavras-chave:

Pedagogia dos multiletramentos, Linguística Aplicada, Decolonialidade

Resumo

Este ensaio parte da proposta do New London Group (NLG) para pensar como os quatro fatores que integram a pedagogia dos multiletramentos podem ser considerados em perspectiva decolonial, por ser assumida a necessidade de “sulear” as pesquisas em Linguística Aplicada. Para tanto, esta breve reflexão foi dividida em duas partes: a primeira recupera os sentidos dos conceitos de “prática situada”, “instrução explícita”, “enquadramento crítico” e “prática transformada” para sugerir como podem ser considerados dentro de uma perspectiva revistada da epistemologia da pluralidade; a segunda destaca critérios que podem orientar o desenvolvimento de experiências didático-pedagógicas que visam a articular linguagem, discurso e cultura por grupos de adolescentes e jovens situados em centros urbanos. Ao final, são acentuadas algumas dificuldades que podem prejudicar os diálogos dentro e fora da escola. Também são marcados alguns encaminhamentos que podem orientar a construção de saberes locais, a fim de promover a inter-relação entre o mundo da escola e o mundo da vida.

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

AZEVEDO, I. C. M. Articulação entre linguagem, discurso e cultura na Pedagogia dos Multiletramentos: Como os diferentes mundos da vida se fazem presentes em práticas escolares situadas ao sul do equador. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 75–85, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5565. Acesso em: 26 abr. 2024.