UMA ABORDAGEM CULTURAL DAS METAFORAS ANIMAIS: A RELAÇÃO ENTRE TEORIA SOCIOBIOLÓGICA E O GÊNERO DA EXPRESSÃO CONVENCIONAL ‘CABRA’
Mots-clés :
Variação de gênero, Cabra, Situamento sociocultural, Teorias biológicas acerca da natureza humanaRésumé
Este artigo aborda a relação entre teorias biológicas acerca da natureza humana e as metáforas animais. Para tanto, promove-se discussão acerca da expressão convencional ‘cabra’, especialmente a sua variação de gênero, tendo em vista que tal expressão é usada, sobretudo, no Nordeste do Brasil, para se referir a animal de gênero feminino e a homem. Nessa perspectiva, analisam-se, à luz dos postulados da Teoria da Metáfora Conceptual, em especial Goatly (2007), dados levantados a partir das definições dos primeiros dicionários gerais de língua portuguesa (BLUTEAU, 1712; SILVA, 1823) e contemporâneos (HOUAISS, 2008; FERREIRA, 2010), além de definições de dicionários etimológicos (MACHADO, 1952). Observa-se a forte influencia da teoria sociobiológica estruturando o conceito de tal expressão bem como a sua variação de gênero.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernanda Cavalcanti 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).