Autoconfrontação e formação de professores
Diálogos e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6787Palabras clave:
Autoconfrontação, Análise do trabalho, Formação de ProfessoresResumen
Esta entrevista, que nos foi concedida pelo linguista e analista do trabalho Daniel Faïta, teve como escopo gerar um diálogo sobre o uso do quadro teórico-metodológico da autoconfrontação em recentes pesquisas sobre formação de professores. A discussão parte de estudos e intervenções realizadas na França, no âmbito da análise do trabalho, que deram origem ao referido quadro no final dos anos 1980 (FAÏTA, 1989). O processo autoconfrontativo, fortemente fundamentado no dialogismo bakhtiniano e destinado, segundo Clot e Faïta (2000), a criar as condições favoráveis à análise e à transformação da atividade professional – como constatamos na entrevista – tem contribuído para provocar um movimento dialógico-interativo que leva os sujeitos implicados no processo a compreender o trabalho do professor e, por conseguinte, a colaborar para uma melhoria na área da formação docente.
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Referências em nota de rodapé por se tratar de entrevista.
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Derechos de autor 2021 Daniel Faïta , Elisandra Maria Magalhães; Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
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