La traducción audiovisual accesible en el contexto de la educación de las personas sordas

Diagnóstico inicial sobre LSE en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10589

Palabras clave:

Traducción audiovisual accesible, Educación sorda, Subtitulado para Sordos y Sordas, Lengua portuguesa como L2

Resumen

Imbuidos de la perspectiva de la accesibilidad de la comunicación, inspirados en experiencias vividas, se realizó la pasantía posdoctoral de 2020 a 2022, aprobada por el Comité de Ética de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte, que propuso realizar estudios que orientarían a los investigadores a una profundización teórica relacionada con los conceptos relevantes para el Subtitulado para Sordos y Sordas (LSE) en productos audiovisuales educativos, relacionando sus parámetros con las videoclases y los videodocumentales como productos audiovisuales con el doble propósito de exposición temática de contenidos específicos y apoyo al aprendizaje del portugués como L2 para sordos. Estas discusiones culminaron en un intento de responder a la pregunta de investigación: la LSE, construida a partir del texto meta (Libras/L1), en el contexto educativo, puede contribuir a la apropiación del portugués como L2 por parte de los sujetos sordos? En ese sentido, es en este contexto que presentamos los resultados de la primera etapa de la investigación, que correspondió a un Mapeo Sistemático de la Literatura y analiza el diagnóstico inicial realizado con los sujetos sordos participantes. Las reflexiones construidas a lo largo de este artículo favorecen el consenso de que la LSE puede favorecer el aprendizaje de la lengua portuguesa cuando se produce a partir de la lengua de signos. Sin embargo, los estudios de recepción son necesarios para confirmar la veracidad de esta afirmación. Por ello, es necesario profundizar en el estudio sobre la LSE y los productos audiovisuales educativos.

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Biografía del autor/a

Flávia Roldan Viana , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pedagoga (2015), Especialista em Libras (2013), Mestre em Educação (2013) e Doutora em Educação Brasileira (2016). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Centro de Educação (CE), atuante na graduação, principalmente, nos cursos de Licenciatura em Letras/Libras e em Pedagogia, na ênfase dos componentes curriculares Didática e Estágios Supervisionados; e nos Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), no qual é a atual coordenadora; no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, fazendo parte do Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br) no qual lidera o GT OBAMA Care (Componente de Acessibilidade e Responsividade).

Vera Lúcia Santiago Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Vera Lúcia Santiago Araújo possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Mestrado em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando na tradução audiovisual acessível, mais precisamente na legendagem para surdos e ensurdecidos e audiodescrição.

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Graduação (Bacharelado) em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Letras (Área de Concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal da Bahia (2003). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2011 a 2012). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesta universidade, além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e no Curso de Graduação em Letras, desenvolve atividades de orientação e pesquisa sobre: a) aquisição de língua materna ou de línguas adicionais, sob condições normais ou desviantes, assim como acerca do processamento fonológico (memória fonológica, consciência fonológica etc) subjacente ao processamento da leitura/escrita (rotas e estratégias de leitura e escrita); b) as características acústico-articulatórias e fonológicas envolvidas na aquisição dos sistemas sonoros, em contextos naturais e formais de aprendizagem; c) identificação de falantes no campo da fonética forense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada de 2006 a 2008, de 2013 a 2016 e de 2021 a 2022. Foi Coordenador do Núcleo Cultura, Cidade e Linguagem - CCLiin de 2016 a 2019. Foi Diretor de Ensino de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) de 2016 a 2020. Atualmente, exerce as seguintes funções: a) Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE; b) Coordenador do Laboratório de Aquisição de Linguagem e Linguística Clínica (LALLC); c) Coordenador do Núcleo de Línguas Itaperi do Centro de Humanidades da UECE. 

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Publicado

2023-06-26

Cómo citar

VIANA , F. R.; ARAÚJO , V. L. S.; CARVALHO, W. J. de A. La traducción audiovisual accesible en el contexto de la educación de las personas sordas: Diagnóstico inicial sobre LSE en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 122–141, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10589. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10589. Acesso em: 16 may. 2024.

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