Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10810

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Santiago Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Vera Lúcia Santiago Araújo possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Mestrado em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando na tradução audiovisual acessível, mais precisamente na legendagem para surdos e ensurdecidos e audiodescrição.

Patrícia Araújo Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

É professora adjunta do curso Letras Libras da Universidade Federal do Ceará - UFC, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET/UFC) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL- UFC). Membro pesquisadora do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) e do Laboratório de Ciência Cognitivas e Psicolinguística (LCCP). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016). Possui graduação em Letras (habilitação em Português) pela UFC (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela UECE (2009) e especialização no Ensino da Língua Portuguesa pela UECE (2004).Tem desenvolvido pesquisas na área de Linguística, com ênfase nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), leitura e escrita em português como segunda língua para os surdos, Tradução Audiovisual Acessível a surdos e estudos em movimentação ocular.

Silvia Malena Modesto Monteiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em tradução pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2016). É professora efetiva do Curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Ceará, desde 2003. É também professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (POSLA) e coordenadora do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução Audiovisual, Tradução Audiovisual Acessível, Tradução, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Leitura em Língua Inglesa, Educação, Formação de Professores, Ambientes Virtuais.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

ARAÚJO , V. L. S.; VIEIRA, P. A.; MONTEIRO, S. M. M. Apresentação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 4–7, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10810. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10810. Acesso em: 29 abr. 2024.