SÍNTESE E SEGMENTAÇÃO DE UNIDADES INTRASSILÁBICAS: OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM UMA PERSPECTIVA CONEXIONISTA

Autores

  • Aratuza Rodrigues Silva Roc, Faculdade Maurício de Nassau
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho, UECE

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Produção e Percepção, Sons Consonantais

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de sons consonantais de palavras da língua inglesa ([ŋ] - em final de palavra, [θ] - em início de palavra, [s] - em encontro consonantal em início de palavra) em aprendizes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. O estudo apresenta como arcabouço teórico o conexionismo e, ainda, apoia-se em estudos que investigam
o processamento linguístico em atividades que fornecem instrução explícita para aprendizagem de língua estrangeira (L2). Para a coleta de dados, aplicamos pré e pós-testes com 14 informantes do grupo experimental (9º ano, série A) e 10 do grupo controle (9º ano, série B). Os testes foram constituídos de duas tarefas: uma de síntese e outra de segmentação de unidades intrassilábicas. Para essas tarefas, os participantes deveriam sintetizar as unidades de onset e rime (ataque e rima) produzidas pela professora e, depois, de maneira inversa, segmentar tais unidades a partir das palavras produzidas por ela. Além disso, o grupo  experimental foi submetido a atividades de instrução explícita em fonologia da língua inglesa antes da aplicação do pós-teste. Essas atividades foram semelhantes aos pré e pós-testes. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística (descritiva e inferencial). Os resultados indicaram melhoria na
acuracidade na produção e percepção dos sons consonantais investigados, uma vez que os valores do pré e pós-testes do GE apresentam p com diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, U. K. O papel da instrução explícita na aquisição fonológica do inglês como L2: evidências fornecidas pela teoria da otimidade. Pelotas, RS. Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Pelotas-UCPel, 2004. 335 p.
CHARD, D. J.; DICKSON, S. V. Phonological awareness: Instructional and assessment guidelines. Intervention in school and clinic, v. 34, n. 5, p. 261-270, 1999.
GODOY, D. M. A. Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português. Florianópolis, SC. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 2001. 104 p.
NASCIMENTO, D. M. do. O papel da instrução-explícita e implícita no ensino: aprendizagem de locuções verbais em inglês. Porto Alegre, RS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, 2009. 110 p.
OLIVEIRA, D. N. The effect of perceptual training on the learning of english vowels by brazilian portuguese speakers. Florianópolis, SC. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 2007. 211 p.
POERSCH, J. M. A new paradigm for learning language: Connectionist artificial intelligence. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, p. 161-183, 2005.
ROCHA, A. R. S.; CARVALHO, W. J. de A. Os efeitos da instrução explícita em fonologia: na produção e percepção de consoantes da língua inglesa. 1ª ed, Fortaleza: Novas Edições Acadêmicas, 2015. 200 p.
ZIMMER, M. C. A transferência do conhecimento fonético-fonológico do português brasileiro (L1) para o inglês (L2) na recodificação leitora: uma abordagem conexionista. Porto Alegre, RS. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, 2003. 184 p.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

ROC, A. R. S.; CARVALHO, W. J. de A. SÍNTESE E SEGMENTAÇÃO DE UNIDADES INTRASSILÁBICAS: OS EFEITOS DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA EM UMA PERSPECTIVA CONEXIONISTA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 73–86, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1579. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos