Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior

A formação docente em audiodescrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10613

Palavras-chave:

Formação docente, Pesquisa-ação, audiodescrição

Resumo

A presente investigação tem como objetivo geral analisar a (re)elaboração do conhecimento técnico e didático de professores em formação sobre a construção de imagens estáticas acessíveis. Os participantes da pesquisa foram doze professores universitários videntes e quatro professores universitários com limitações visuais, todos com experiência no Ensino Superior. A pesquisa-ação foi utilizada como método investigativo, sendo operacionalizada por meio de aplicação de questionários, encontros formativos via videoconferência, rodas de conversa e análise documental. Considerando o processo de investigação e os dados construídos e analisados, é possível afirmar que, ao relacionarmos a experiência de (re)elaboração de AD para fins didáticos utilizando os parâmetros da audiodescrição e o processo de consultoria, comprova-se ser possível discutir o paradigma da produção de imagens acessíveis para fins didáticos, confirmando a tese desta investigação. Assim, é preciso, prioritariamente, que o acesso integral da PcDV seja contemplado de modo eficaz no processo de aprendizagem no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Lindolfo Ramalho Farias Júnior, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Christus (Unichristus); Fortaleza-CE.

Vera Lúcia Santiago Araújo , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Fortaleza-CE.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

FARIAS JÚNIOR, L. R.; ARAÚJO , V. L. S. Metodologia para a produção de imagens estáticas acessíveis no Ensino Superior: A formação docente em audiodescrição. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 8–29, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10613. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10613. Acesso em: 23 dez. 2024.

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