Vol. 16 No. 2 (2024): Multimodality and digital technology: challenges and impacts in times of AI for research and teaching.

					View Vol. 16 No. 2 (2024): Multimodality and digital technology: challenges and impacts in times of AI for research and teaching.

A multimodalidade como característica constitutiva de textos na construção de sentidos (Kress, 2003; 2010; van Leeuwen, 2005) tem se tornado proeminente, principalmente na era das tecnologias digitais em que os modos e os recursos semióticos são vistos como adequados e recorrentes para a comunicação e representação no cotidiano e nos contextos escolares para tratarem de questões sociais e culturais diversas. Nesta seara de pensamento, usuários têm reconhecido a importância da tecnologia digital e se utilizado cada vez mais de uma diversidade de mídias, ferramentas e linguagens na produção de textos construindo sentidos por meio dos vários modos semióticos. Uma das ferramentas que tem merecido destaque é a Inteligência Artificial por meio do ChatGPT, modelo de linguagem avançado generativo, que partindo do zero é capaz de produzir textos e realizar tarefas diversas usando artes visuais e linguagem natural de forma automática, rápida, criativa e gratuita. No entanto, essa ferramenta tem suscitado debates e pesquisas nos estudos da linguagem e educação devido ao seu impacto no ensino, na aprendizagem e no trabalho docente, especialmente, na questão do conhecimento nas diversas áreas, da autoria, da criatividade, da reflexividade e da ética.

A temática deste número enfatiza o debate em torno da multimodalidade e sua interface com as tecnologias digitais, especialmente a Inteligência Artificial (IA), aplicadas ao contexto da educação tanto no ensino quanto na pesquisa. Essa discussão é central e importante na atualidade considerando a celeridade e o aprimoramento das tecnologias digitais da informação e comunicação, da multimodalidade com a integração dos modos semióticos na construção de sentidos e discursos, produzidos e consumidos nas mídias e que circulam em diferentes instâncias da comunicação.

Tendo em vista esse contexto, neste dossiê temático, reunimos um ensaio e artigos que incluem reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas produzidos por autores que ampliam e exemplificam as discussões em torno da interface multimodalidade e tecnologias digitais em tempos de inteligência artificial. Além desses trabalhos, nosso dossiê traz uma entrevista que discute a multimodalidade, IA e educação, mostrando desafios e impactos, inovações e problemas.

Published: 2024-10-09
  • Editorial

    Antonia Dilamar Araújo, Clarice Lage Gualberto, Michelle Soares Pinheiro
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.14063

Essays

Articles

  • Theoretical reflections on literacies and multimodality in times of AI agency and decolonial design

    Záira Bonfante dos Santos, Francis Arthuso Paiva, Mauricio Teixeira Mendes
    30-50
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13117
  • Engaging with an artificial intelligence in the course e-le en (form)acción analysis of the semiotic resources by the interactive metafunction from the visual grammar design perspective

    Suzana Toniolo Linhati, Susana Cristina dos Reis
    51-69
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13026
  • Artificial intelligence and critical literacies the technocentric discourse in memes

    Mister Ailton , Mister Diego, Mister Wiron
    70-88
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13090
  • Algorithmic racism and artificial intelligence a critical multimodal analysis

    Júlio Araújo, Júlio Cézar Dantas de Araújo
    89-109
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13108
  • ChatGPT 4.0 challenges in multimodal text interpretation

    Paulo Henrique Duque
    110-130
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13157
  • AI and new mediations critical learning of journalism students for multimodal productions

    Luana Teixeira de Souza Cruz, Eliziane Cristina da Silva Oliveira
    131-155
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13224
  • Duolingo and Spanish vocabulary learning analysis of a sample of activities

    Mariana Bragança Firmino
    156-173
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.12813

Interview

  • Multimodality, AI and Education an interview with Professor Fei Victor Lim

    Antônia Dilamar Araújo, Clarice Gualberto, Michelle Soares Pinheiro , Fei Victor Lim
    174-178
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13856