Nota sobre a previsão de publicação do número v. 16, n. 3, 2024 - Atemático.
A...
Temos a satisfação de compartilhar com vocês o dossiê temático “Teorias, práticas alternativas, tecnodiversidade e resistência à hegemonização da Cibernética: o que a Linguística Aplicada e as Ciências Humanas têm a nos apresentar?”, gestado entre 2023 e 2024, com a colaboração de pesquisadores e estudantes das Humanidades e Ciências Sociais.
Imagem da capa: Pássaros na praça - desenho a nanquim e colagem (2019) por Luiz Fernando Gomes
A multimodalidade como característica constitutiva de textos na construção de sentidos (Kress, 2003; 2010; van Leeuwen, 2005) tem se tornado proeminente, principalmente na era das tecnologias digitais em que os modos e os recursos semióticos são vistos como adequados e recorrentes para a comunicação e representação no cotidiano e nos contextos escolares para tratarem de questões sociais e culturais diversas. Nesta seara de pensamento, usuários têm reconhecido a importância da tecnologia digital e se utilizado cada vez mais de uma diversidade de mídias, ferramentas e linguagens na produção de textos construindo sentidos por meio dos vários modos semióticos. Uma das ferramentas que tem merecido destaque é a Inteligência Artificial por meio do ChatGPT, modelo de linguagem avançado generativo, que partindo do zero é capaz de produzir textos e realizar tarefas diversas usando artes visuais e linguagem natural de forma automática, rápida, criativa e gratuita. No entanto, essa ferramenta tem suscitado debates e pesquisas nos estudos da linguagem e educação devido ao seu impacto no ensino, na aprendizagem e no trabalho docente, especialmente, na questão do conhecimento nas diversas áreas, da autoria, da criatividade, da reflexividade e da ética.
A temática deste número enfatiza o debate em torno da multimodalidade e sua interface com as tecnologias digitais, especialmente a Inteligência Artificial (IA), aplicadas ao contexto da educação tanto no ensino quanto na pesquisa. Essa discussão é central e importante na atualidade considerando a celeridade e o aprimoramento das tecnologias digitais da informação e comunicação, da multimodalidade com a integração dos modos semióticos na construção de sentidos e discursos, produzidos e consumidos nas mídias e que circulam em diferentes instâncias da comunicação.
Tendo em vista esse contexto, neste dossiê temático, reunimos um ensaio e artigos que incluem reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas produzidos por autores que ampliam e exemplificam as discussões em torno da interface multimodalidade e tecnologias digitais em tempos de inteligência artificial. Além desses trabalhos, nosso dossiê traz uma entrevista que discute a multimodalidade, IA e educação, mostrando desafios e impactos, inovações e problemas.
In this volume of the journal 'Linguagem em Foco', we disclose this dossier, which is aimed at mother tongue and foreign language teachers, and also to researchers in the field of Teaching in general. It contains 8 articles and an interview, resulting from studies involving the modalities of Accessible Audiovisual Translation aimed at teaching. The modalities are: Subtitling for the Deaf and Hard of Hearing, Audio Description and Audiovisual Translation and Interpretation in Sign Language. They are, therefore, theoretical discussions applied to issues of accessibility in Brazilian Education. The texts are divided into: 8 articles by researchers who come from several Brazilian universities; an interview with the coordinator of the Translation and Accessibility research group, Professor Doctor Manoela Silva, from the Federal University of Bahia (UFBA). As the Accessible Audiovisual Translation is an area of study that seeks to promote accessibility for viewers with sensory impairments to the various existing audiovisual products, this dossier brings a series of discussions on how the Accessible Audiovisual Translation modalities can function as a promising tool for teaching and learning. Thus, the focus of the dossier is the relationship between the referred modalities and the following subjects: teacher training, curriculum, Basic Education, pedagogical practices, reading and comprehension, mother tongue and foreign language teaching.
Cover art: Descanso da Limpeza do Barco na Maré Baixa - Acrylic painting (2023) by Luiz Fernando Gomes
In this first issue of volume 15 of Linguagem em Foco Scientific Journal, we disclose to the academic and school community 15 works approved in continuous flow, research results in the area of Applied Linguistics, produced by researchers, professors and students )s of postgraduate studies. The texts are distributed as follows: 12 scientific articles, a review, a translation of a book chapter and an interview. Since Applied Linguistics is a transdisciplinary field of studies that investigates problems related to the use of language (gem) in the most varied contexts, the contents of the scientific articles published in this issue cover the most different themes, theoretical precepts and methodologies and a version on teaching and acquisition of native and foreign languages, about the lexicon, text production, language course planning. In all works, the focus is on language and the latent discourse that underlies the issues in these articles.
Cover art: Praia Sonho Verde - Alagoas - Nanquim and aquarela (2019) by Luiz Fernando Gomes
A desinformação, o negacionismo, o discurso de ódio, enquanto fenômeno da pós-verdade, são consequências de ações orquestradas e sistêmicas de agentes humanos e não-humanos (algoritmos) que usam o ciberespaço da web para criar novas narrativas, conservar antigos medos e crenças, cristalizar e produzir discursos reacionários, confiantes que o anonimato e a desresponsabilização algorítmica os livrarão da punibilidade e da prisão. Lidar com tais ações civilizadamente disruptivas tem se tornado cada vez mais um desafio aos cidadãos e aos governos, uma vez que controlar o hiperfluxo de informações nas redes sociais e seu alcance em bolhas privadas de consumo discurso parece ser inexequível. Como forma de contribuir para um maior engajamento acadêmico-científico sério, comprometido com pesquisas, dados, evidências e fatos, esse dossiê apresenta à sociedade um conjunto de nove artigos mais uma entrevista que analisam o fenômeno da desinformação de diferentes perspectivas teóricas e a partir de objetos muito distintos, o que, pensamos, fornece um quadro bastante contemplativo do estado da arte atual neste campo de pesquisa.
Arte da capa: Comportamento digital - Colagem e desenho (2018) por Luiz Fernando Gomes.
É com satisfação que convidamos a comunidade acadêmica e educacional a ler o número temático sobre internacionalização da Educação no Sul global e a Educação Linguística que preparamos de forma atenta e cuidadosa. Esse número traz trabalhos de diversas regiões do país que discorrem sobre diferentes formas de se estudar e fazer a internacionalização no Sul Global. Aproveitamos para agradecer a todos os autores, pareceristas e outros colaboradores que fizeram parte da construção desse dossiê. Esperamos que todos apreciem a leitura do número tanto quanto nós!
Arte da capa: Roupas no Varal. Pontal da Praia - Colagem e desenho (2019) por Luiz Fernando Gomes.
É com imensa alegria que convidamos a comunidade acadêmica a ler o número temático sobre acesso lexical bilíngue e multilíngue, e assuntos relacionados, que preparamos de forma séria e cuidadosa, mas também com muito carinho. Esse número traz trabalhos nacionais e internacionais que discorrem sobre as diversas formas de se estudar o léxico. Aproveitamos para agradecer a todos os autores, pareceristas e outros colaboradores que fizeram parte da construção desse número temático. Esperamos que vocês curtam a leitura tanto quanto nós!
Arte da capa: Menino Soltando Pipa - Tinta Acrílica (2018) por Luiz Fernando Gomes.
É com bastante entusiasmo que divulgamos o primeiro número atemático de 2021 para a comunidade acadêmica e escolar. Os artigos deste volume versam sobre formação de professores, ensino remoto emergencial, manuais didáticos, sala de aula invertida, multiletramentos, letramento crítico e midiático, ensino de Línguas Estrangeiras, competência comunicativa, tradução e autoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos autores e autoras, bem como dos colegas que atuaram como pareceristas na avaliação do material compartilhado e nos ajudaram na realização deste número. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.
Arte da capa: Vendedor ambulante - Grafite colagem (2017) por Luiz Fernando Gomes
Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Convidamos para isso nove professores de diferentes Instituições Educacionais brasileiras, que trabalham com Multiletramentos, para desenvolverem ensaios reflexivos sobre as ideias presentes no Manifesto. A missão de cada um deles era (re)ler o texto do GNL a partir de questões emergentes da educação no Brasil. Assim, é com imensa alegria que publicamos este número especial em homenagem aos 25 anos do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos, composto pelos nove ensaios reflexivos e pela tradução do artigo original do Grupo Nova Londres. Boa Leitura!
Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes
É com imensa alegria que publicamos o volume 13, número 1, 2021, da Revista Linguagem em Foco, com artigos de pesquisas que tratam do tema Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, e com o qual homenageamos a ALAB pelos 30 anos de existência completados em 2020 e por continuar a cumprir de forma muito significativa, mesmo em momentos históricos difíceis como o da pandemia da Covid-19 que ainda estamos atravessando, a missão de fomentar a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil.
Arte da capa: O caminho do bem - Desenho digital (2018) por Luiz Fernando Gomes
Era abril de 2020 quando escrevemos o editorial do número 1 do volume 12. Tratava-se do primeiro número atemático desse volume da revista Linguagem em Foco. Naquele abril, início da pandemia, não tínhamos a dimensão do que ainda estaria por vir. Aos poucos, víamos que o isolamento tardaria a acabar e que não seria tão fácil assim voltarmos à normalidade dos dias. Precisávamos urgentemente de remédios eficazes contra o vírus, mas precisávamos sobretudo de vacina. O ano de 2020 foi um ano da espera. Uma longa espera. Mas enquanto esperávamos a vacina, os pesquisadores de LA não pararam. Continuaram suas pesquisas e a escrever sobre os resultados em artigos de qualidade que são publicados nesse número atemático.
Arte da Capa: Reflexos do futuro - Fotografia (2019) por Luiz Fernando Gomes
Este número temático é entregue para a comunidade no momento em que vários setores da sociedade foram mobilizados para combater o Coronavirus e para ajudar a população a entender uma situação inédita em nossos tempos. Em função desse contexto, a Revista Linguagem em Foco decidiu, por sua vez, dedicar um número especial para, dentro da nossa especialidade – que é o estudo das interrelações entre as linguagens e as tecnologias –, divulgar e debater ideias e pesquisas sobre os usos das tecnologias no ensino.