A importância das monitorias de físico-química I e II na vivência de um aluno de graduação em Engenharia Química: um relato de experiência
Mots-clés :
Engenharia Química, Experiência, Físico-Química, Graduação, MonitoriaRésumé
A monitoria se mostra uma ferramenta essencial de apoio pedagógico, através do qual o monitor tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e sanar as dúvidas de pessoas que possuam dificuldade na disciplina da monitoria em questão. O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência como monitora das disciplinas de Físico-Química I e II durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra como uma experiência desafiadora, mas motivacional, visto que é possível estar do outro lado, vivenciando a experiência de professor, e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos participantes da mesma. Além disso, é estimulado o senso de responsabilidade e de cooperação do monitor, proporcionando maior interação do aluno participante da monitoria com o conteúdo e possibilitando uma sinergia monitor-professor-aluno. No caso das disciplinas de Engenharia, a monitoria acadêmica se mostra um fator essencial para auxiliar aos alunos em conteúdos considerados básicos para o restante do curso, incentivando ao aluno a sempre buscar a construção do conhecimento por meio de um raciocínio lógico, no qual o “caminho” é mais importante do que a resposta de fato.
Références
BRASIL. Lei nº 5540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média e dá outras providências. Brasília (DF): Conselho Federal de Educação, 1968.
CÁCERES, Francisco Rafael. A importância e as contribuições da monitoria nos cursos de engenharia da UTFPR-Medianeira. 2013. Monografia (Especialização em Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
FERNANDES, Nayara Cavalcante.; CUNHA, Regina Ribeiro.; BRANDÃO, Arthur Ferreira.; CUNHA, Luciana Lima. Academic mentoring and care for a person with a stoma: experience report. Rev. Min Enferm., v. 19, n.2, p. 242-245, 2015.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.
LIMA, José Ossian Gadelha de..; LEITE, Luciana Rodrigues. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Cratéus/Ceará/Brasil. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, p. 72-85, 2012.
LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Sobre estudos de casos e relatos de experiência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v.13, n.4, 2012.
MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, v.3, n.2, p. 77-83, 2014.
NUNES, Vilani Medeiros Araújo. Monitoria em Semiologia e Semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Rev. Enferm UFSM, v.2, n.2, p. 464-471, 2012.
PILLA, Luiz. Introdução. In: PILLA, Luiz. Físico Química I: Termodinâmica química e equilíbrio químico. 2 ed. Porto Alegre, UFRGS, 2006.
SILVEIRA, Eduardo.; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Inf. e Doc., v. 7, n.1, p. 131-149, 2016.
SOUZA, Patrícia Moreira Batista.; ALBUQUERQUE, José Danillo dos Santos.; SILVA, Anna Ferla Monteiro.; SOUSA, Eliane Marques Duarte.; PAIVA, Monique Danyelle Emiliano Batista. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da Anatomia Humana: uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.6, p.41834-41843, 2020.
STEINBACH, Greicy. A monitoria no ensino superior: um estudo de caso na UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. 1 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus Tomaz Neves 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .