Desenvolvendo o raciocínio lógico e algébrico por meio de atividades investigativas com materiais concretos Uma experiência didática na preparação de alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Informática

Conteúdo do artigo principal

Natália Pedroza
Diego Soares Monteiro
Rasec Almeida
Leonardo Musmanno

Resumo

Este relato apresenta a experiência de um Projeto de Extensão dedicado à preparação de alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, para a 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2024) na modalidade Iniciação. Embora realizado em um ambiente escolar, o projeto incorporou características do ensino não formal, com práticas pedagógicas dinâmicas, materiais concretos e metodologias investigativas. O principal objetivo foi promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento computacional e de habilidades como criatividade, resolução de problemas e colaboração. Inspiradas nos desafios da OBI, as atividades foram além da preparação para a competição, incentivando a reflexão crítica, a argumentação matemática e a capacidade de generalizar regularidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pedroza, N., Soares Monteiro, D., Almeida, R., & Musmanno, L. (2025). Desenvolvendo o raciocínio lógico e algébrico por meio de atividades investigativas com materiais concretos: Uma experiência didática na preparação de alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Informática. Conexão ComCiência, 5(3). https://doi.org/10.52521/revccc.v5i3.14749
Seção
Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal
Biografia do Autor

Diego Soares Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática-UFF (2013) e bacharelado em Engenharia-Elétrica-USS (2014). Mestre em Modelagem Computacional-UFF (2016). Doutor em Matemática- Puc-Rio (2021). 

Rasec Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do departamento de matemática e desenho no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ. Mestre (2018) e doutor (2023) em Geociências pelo Programa de pós graduação em Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduação em geologia (2012) e em matemática (2019) pela mesma instituição.

Leonardo Musmanno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Computação (UFF), é professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ.

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