Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’
Mots-clés :
Estado da Arte, Ensino de Biologia, Dissertações e Teses, Produção Acadêmica, Ensino de Origem da Vida, Ensino de Evolução BiológicaRésumé
Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, que convencionamos denominar de Base Institucional da Produção Acadêmica.
Références
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018
BUYLLA, E. R. A.; ARROYO, A. G.; LEÓN, B. G. P.; SÁNCHEZ, M. P.; ORTEGA, E G.; VELDERRAIN, J. D.; GARCÍA, J. C. M.; NELSON, A. P. La ecología evolutiva del desarrollo en México. Revista Mexicana de Biodiversidad, v. 88, p. 14-26, 2017
CASTRO, N. B. L.; AUGUSTO, T. G. S. Análise de trabalhos sobre ensino de evolução biológica publicados nos anais do VI ENPEC. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis-SC: ABRAPEC, 2009
CESCHIM, B.; OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. A. Teoria sintética e síntese estendida: uma discussão epistemológica sobre articulações e afastamentos entre estas teorias. Revista Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 1, p. 1-29, 2016
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, n. 79, ago, 2002
NASCIMENTO, N. C.; ALMEIDA, R. O.; PENA, F. L. A. O uso de mapas conceituais na identificação de obstáculos à aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vida. Ensino em Revista, v. 26, p. 1217-1237, 2019
OLIVEIRA, C. A.; OLIVEIRA. M.; DIAS, T. M. R.; COSTA, B. I. R. Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciências da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Revista Em Questão, v. 24, p. 278-298, 2018
OLIVEIRA, M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. 173p. Dissertação (Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94733
OLIVEIRA, M. C. A.; ROSA, V.L. Base institucional da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas-SP: ABRAPEC, 2011. Disponível em: https://uece.academia.edu/marioamorim/Textos-Publicados-em-Anais-de-Eventos
PIOVEZAN, G. O argumento analógico de Darwin: a função da retórica entre o artificial e o natural. Revista Bakhtiniana, v. 14, n. 2, p. 88-111, abr/jun, 2019
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo ‘Estado da Arte’ em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez, 2006
ROSSI, L.; DAMACENO, R. J. P.; MENA-CHALCO, J. P. Genealogia acadêmica: um novo olhar sobre impacto acadêmica de pesquisadores. Revista Parcerias Estratégicas, v. 23, n. 47, p. 197-212, 2018
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. 413f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2008
TEIXEIRA, P. M. M.; NETO, J. M. A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional de tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 521-549, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisco Henrique Mesquita Felix, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.