Regências de biologia no ensino remoto emergencial

uma experiência no programa residência pedagógica

Autores

  • Edilane Ribeiro do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Fabrício Bonfim Sudério Universidade Estadual do Ceará
  • Cristiana de Paula Santos Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Formação inicial docente, Recursos digitais no ensino

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) propicia aos estudantes dos cursos de licenciaturas a oportunidade de vivenciar experiências práticas da profissão docente. No contexto do ensino remoto emergencial, os residentes precisaram reinventar as formas de conduzir as regências, buscando torná-las mais eficientes. Com isso, o objetivo desse trabalho foi fazer um relato sobre regências de biologia realizadas no primeiro módulo do PRP em uma escola estadual de educação profissional de Crateús-CE. Houve cinco regências de forma síncrona associadas a outras atividades assíncronas que contaram com diferentes estratégias de ensino. Essa vivência envolveu turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio técnico. Na primeira regência, além da aula expositiva, foi aplicado um jogo didático, enquanto as demais regências foram acompanhadas de atividades avaliativas assíncronas. Por meio dessa experiência foi possível perceber que o ensino remoto apresenta diversas dificuldades, mas que ao mesmo tempo oferece diversas possibilidades de aprendizagem docente.

Biografia do Autor

Edilane Ribeiro do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Técnica em Administração pela Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano. Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Participante de vários programas de formação acadêmica, incluindo: Programa Residência Pedagógica, Programa de Monitoria Acadêmica, Projeto de Extensão “Crateús ComCiência” e Projeto de Pesquisa “Criação e Aplicabilidade de Recursos Educacionais Tecnológicos na Região dos Sertões de Crateús”.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica. Ampla vivência anterior como Coordenador de Área no PIBID. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

Cristiana de Paula Santos, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Licenciada em Ciências biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE (2007). Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2009) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité - FMB (2020). Foi professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2011-2018). Desde o ano de 2010 até os dias atuais é professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Ceará - SEDUC, atuando na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano como titular da disciplina de Biologia. Atualmente é Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto Biologia/FAEC/UECE. Têm experiência na criação e utilização de estratégia metodológicas no Ensino de Biologia.

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Ribeiro do Nascimento, E., Bonfim Sudério, F., & de Paula Santos, C. (2021). Regências de biologia no ensino remoto emergencial: uma experiência no programa residência pedagógica. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5381

Edição

Seção

Relato de experiência