Regências de biologia no ensino remoto emergencial
uma experiência no programa residência pedagógica
Palavras-chave:
Ensino de biologia, Formação inicial docente, Recursos digitais no ensinoResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) propicia aos estudantes dos cursos de licenciaturas a oportunidade de vivenciar experiências práticas da profissão docente. No contexto do ensino remoto emergencial, os residentes precisaram reinventar as formas de conduzir as regências, buscando torná-las mais eficientes. Com isso, o objetivo desse trabalho foi fazer um relato sobre regências de biologia realizadas no primeiro módulo do PRP em uma escola estadual de educação profissional de Crateús-CE. Houve cinco regências de forma síncrona associadas a outras atividades assíncronas que contaram com diferentes estratégias de ensino. Essa vivência envolveu turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio técnico. Na primeira regência, além da aula expositiva, foi aplicado um jogo didático, enquanto as demais regências foram acompanhadas de atividades avaliativas assíncronas. Por meio dessa experiência foi possível perceber que o ensino remoto apresenta diversas dificuldades, mas que ao mesmo tempo oferece diversas possibilidades de aprendizagem docente.
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