Trajetória de vida e o habitus docente do curso de música no estado do Piauí

Autores

  • Mísia Tavares da Cruz Araújo Instituto Federal do Piauí
  • Luiz Botelho Albuquerque Universidade Federal do Ceará
  • Jeriane da Silva Rabelo Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Ensino de Música, Habitus docente, História de vida

Resumo

O presente trabalho trata sobre a história de vida e formação do habitus docente do Curso de música no Piauí. A proposta foi conhecer a trajetória de vida e a constituição do habitus docente ao longo da profissão. O objetivo geral consiste em investigar, através das histórias de vida, a formação do habitus docente dos sujeitos entrevistados. O trabalho foi constituído através de uma pesquisa narrativa, com suporte teórico na abordagem de Histórias de Vida em Formação, fundamentado em: Josso (2004), Silva (2009, 2016); Oliveira (2016) associada à Praxiologia de Bourdieu (1983, 1989, 2007). Percebeu que a formação do habitus docente acontece ao longo exercício da profissão ele é desenvolvido somente no e com o exercício da docência.

Biografia do Autor

Mísia Tavares da Cruz Araújo, Instituto Federal do Piauí

Docente do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central. Mestranda no Mestrado Profissionalizante em Artes PROFARTES/UFC. Especialista em Arte Educação para o ensino de música. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1744224002614308 E-mail: misia.tavares@ifpi.edu.br

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia da Educação. Professor Titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Atua no Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC e no Mestrado Profissionalizante em Artes PROFARTES/UFC.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1238913601532185. E-mail: luizbotelho@ufc.br

Jeriane da Silva Rabelo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Pedagoga pela UFC. Docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lattes: http:http://lattes.cnpq.br/4775855645730158. E-mail: jeriane.rabelo@uece.br

Referências

ARAUJO, Viviane Patrícia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/download/5341/ 2589/17968. Acesso em: 19 jun. 2023.

BALDINO, J. M.; DONENCIO, M. C. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 263–281, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38563. Acesso em: 18 jun. 2023.

BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de hábitos e de campo. In: Bourdieu, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: CATIANI, A; NOGUEIRA, M. A. (org.). Escritos da educação. 9 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Prefácio Antônio Nóvoa; revisão científica, apresentação e notas à edição brasileira Cecília Warschauer; São Paulo: Cortez, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21. ed., Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

OLIVEIRA, Jassira Braz da. Habitus docente no ensino de Música. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes (PROFARTES). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24252/3/2016_dis_jbsilva.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.

SANTOS, Elzanir. Professores - estudantes e suas trajetórias: A construção de si como sujeitos da formação. Dissertação de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2010.

SILVA, Marilda. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, n. 29 Maio /Jun /Jul /Ago. de 2005.

SILVA, Maria Goretti Herculano. Cotidianos sonoros na constituição do habitus e do campo pedagógico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC, 2009. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2009. 121, folhas.

_____________ Ao tecer somos tecidos: (Re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – Licenciatura. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730. Acesso em: 20 jun. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p. ISBN 978-85-232-0484-6. Disponível em: https://docplayer.com.br/24677855-Auto-biografia-historias-de-vida-e-praticas-de-formacao.html. Acesso em: 22 fev.2023.

SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (Re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – Licenciatura. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730. Acesso em: 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

Tavares da Cruz Araújo, M., Botelho Albuquerque, L., & da Silva Rabelo, J. (2024). Trajetória de vida e o habitus docente do curso de música no estado do Piauí. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12052

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior