Educação Digital, Desigualdades e Vulnerabilidades no Contexto Pandêmico

O Que Dizem as Pesquisas Acadêmicas Sobre os Temas Articulados?

Autores

Palavras-chave:

Educação Digital, Desigualdades, Vulnerabilidades, Estado do Conhecimento

Resumo

O presente estudo busca desvelar os temas de pesquisa privilegiados por comunidades de pesquisa frente às temáticas articuladas educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto da pandemia do SARS-CoV-2, a partir da produção acadêmica internacional. Para isso utilizamos dos princípios de Estado de Conhecimento, em sua abordagem qualitativa exploratória-investigativa alinhada à pesquisa bibliográfica. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos que se debruçam sobre a educação digital, majoritariamente, as questões ligadas às desigualdades e as vulnerabilidades são manifestadas a partir das dimensões práticas pedagógicas, gestão educacional, organização do trabalho pedagógico e direito à educação.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, UNISINOS

Professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de Gestão e Políticas (DEE/UFRGS); Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J. (2023). Educação Digital, Desigualdades e Vulnerabilidades no Contexto Pandêmico: O Que Dizem as Pesquisas Acadêmicas Sobre os Temas Articulados?. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10148

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologia e Educação