Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’
Mots-clés :
Estado da Arte, Ensino de Biologia, Dissertações e Teses, Produção Acadêmica, Ensino de Origem da Vida, Ensino de Evolução BiológicaRésumé
Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, que convencionamos denominar de Base Institucional da Produção Acadêmica.
Références
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018
BUYLLA, E. R. A.; ARROYO, A. G.; LEÓN, B. G. P.; SÁNCHEZ, M. P.; ORTEGA, E G.; VELDERRAIN, J. D.; GARCÍA, J. C. M.; NELSON, A. P. La ecología evolutiva del desarrollo en México. Revista Mexicana de Biodiversidad, v. 88, p. 14-26, 2017
CASTRO, N. B. L.; AUGUSTO, T. G. S. Análise de trabalhos sobre ensino de evolução biológica publicados nos anais do VI ENPEC. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis-SC: ABRAPEC, 2009
CESCHIM, B.; OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. A. Teoria sintética e síntese estendida: uma discussão epistemológica sobre articulações e afastamentos entre estas teorias. Revista Filosofia e História da Biologia, v. 11, n. 1, p. 1-29, 2016
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, n. 79, ago, 2002
NASCIMENTO, N. C.; ALMEIDA, R. O.; PENA, F. L. A. O uso de mapas conceituais na identificação de obstáculos à aprendizagem de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vida. Ensino em Revista, v. 26, p. 1217-1237, 2019
OLIVEIRA, C. A.; OLIVEIRA. M.; DIAS, T. M. R.; COSTA, B. I. R. Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciências da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Revista Em Questão, v. 24, p. 278-298, 2018
OLIVEIRA, M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. 173p. Dissertação (Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94733
OLIVEIRA, M. C. A.; ROSA, V.L. Base institucional da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas-SP: ABRAPEC, 2011. Disponível em: https://uece.academia.edu/marioamorim/Textos-Publicados-em-Anais-de-Eventos
PIOVEZAN, G. O argumento analógico de Darwin: a função da retórica entre o artificial e o natural. Revista Bakhtiniana, v. 14, n. 2, p. 88-111, abr/jun, 2019
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo ‘Estado da Arte’ em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez, 2006
ROSSI, L.; DAMACENO, R. J. P.; MENA-CHALCO, J. P. Genealogia acadêmica: um novo olhar sobre impacto acadêmica de pesquisadores. Revista Parcerias Estratégicas, v. 23, n. 47, p. 197-212, 2018
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. 413f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2008
TEIXEIRA, P. M. M.; NETO, J. M. A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional de tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 521-549, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisco Henrique Mesquita Felix, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .