Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN): uma produção do conhecimento

Autores

  • Ana Cristina Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14478

Palavras-chave:

PREMEN, Acordos MEC/USAID, Estado do Conhecimento

Resumo

Esta produção configura-se em um estado de conhecimento, cuja revisão bibliométrica e bibliográfica submeteu-se a mapear publicações no Banco de Teses & Dissertações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (BTD/CAPES). O estudo tem como objetivo mapear e analisar produções científicas publicadas nesse repositório (BTD/CAPES) acerca do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN). Ressaltamos que esse objeto de estudo é investigado por uma pesquisa que se situa no campo da história da educação profissional brasileira. Referenciou-se, principalmente, Cunha (2005; 2014) e Germano (2008; 2011) para discutir aspectos da Educação Profissional e das políticas educacionais no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). De modo geral, as produções analisadas abordaram o modelo educacional instituído nesse período governamental cuja influência norte-americana modulou à gênese da escola polivalente. Sinalizam ainda para as dificuldades estruturais, operacionais e pedagógicas quanto à materialização do PREMEN e da política de profissionalização no ensino de 2º grau.

Biografia do Autor

Ana Cristina Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre e doutoranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua como pedagoga do IFRN.

Referências

ALBINO, Flavia Rossi Rezende. Ensino e aprendizagem: para além da relação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2011. Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/065b70ac-5461-4db2-81d6-f19a9b454445/content. Acesso em 18 de ago. 2022.

BRAGA, Maria Nilsa Silva. O Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de professores de ciências experimentais e matemática - PROTAP (1969-1974): sua contribuição para a modernização do ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em:

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional Brasileira: Da Colônia ao PNE 2014-2024. Petropólis, RJ: Vozes, 2016.

COUTO, Ana Maria. A influência Norte-Americana no Sistema Contábil Brasileiro, elementos para se Repensar: A História da Contabilidade no Brasil. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas/RJ, Rio de Janeiro, 1989. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/items/83d7aecd-49d2-4ce8-b7c6-8f2499644fe3. Acesso em 18 de ago. 2022.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014. Disponível:

https://www.scielo.br/j/es/a/Tm5wH75ZnW3DLpxLbLFqcvt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 out. 2022.

GAIO, Daniel Machado. A concepção de modernização na política de cooperação técnica entre o MEC e a USAID. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em:

GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a03v2876.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

GONÇALVES, Rita de Cássia Pacheco. Arquitetura Escolar uma Expressão Material das Políticas Públicas de Educação no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. Disponível em: https://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/2317/goncalves__rita_de_cassia_pacheco._arquitetura_escolar_a_essenciqa_aparece._fabrica_e_escola_confundem_se_no_desenho_da_polivalente._dissertacao_de_mestrado._inverno_1996__ufsc..pdf. Acesso em: 17 de ago. 2022.

LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. A Legislação de Educação no Brasil durante a Ditadura Militar (1964-1985): Um espaço de disputas. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/24560. Acesso em 18 de ago. 2022.

MACHADO, Diego Paladini. Implicações dos acordos MEC/USAID na práxis pedagógica dos professores de educação física do ensino superior (1966 a 1975). Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, São Paulo, 2011. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/461. Acesso em 18 de ago. 2022.

MICHELC, Elisete Emiko Obara. Política Educacional para o Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul (1999-2006). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8141-politica-educacional-para-o-ensino-medio-no-estado-de-mato-grosso-do-sul-1999-2006.pdf. Acesso em 18 de ago. 2022.

NETA, Olivia Morais Medeiros; FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias. A profissionalização do ensino de 2º grau com base no corpo normativo editado no período do regime militar. Revista Temas em Educação. v. 29, n.1, p. 42-58, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/51645. Acesso em: 12 abr. 2021.

RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2261/TeseHCR.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 de ago. 2022.

RESENDE, Luciana Araújo Valle de. As Escolas Polivalentes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (MG): Sondagem Vocacional do Projeto Desenvolvimentista Civil-Militar (1965-1976). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17711?locale=pt_BR. Acesso em: 18 de ago. 2022.

RICARDO, Élio Carlos. As ciências no Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais: da proposta à prática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/292148886_As_Ciencias_no_Ensino_Medio_e_os_Parametros_Curriculares_Nacionais_da_proposta_a_pratica. Acesso em: 18 de ago. 2022.

RODRIGUES, Romir de Oliveira. O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul (1999/2002): a afirmação do público na construção das políticas educacionais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/8930. Acesso em: 18 de ago. 2022.

SANTOS, Alda Quintino dos. O Ensino Médio na Bahia e os Ginásios Polivalentes: a formação para o trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado Da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://www.cdi.uneb.br/site/wpcontent/uploads/2016/01/alda_quintino_dos_santos.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2022.

SOUZA, Benedita Severiana de. As escolas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) em Teresina 1982 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009.

STAVIS, Jaqueline Cristiane. O contexto de produção e Tendências Teórico-metodológicas de um material que marcou o Ensino de Matemática: Geometria Experimental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Bragança Paulista, 2011. Disponível em:

https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/434294463078614.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2022.

Downloads

Publicado

24-01-2025

Como Citar

Cristina Batista, A. (2025). Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN): uma produção do conhecimento. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14478

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal