A importância das monitorias de Física I, II e III na vivência do monitor do curso de Engenharia Química
um relato de experiência
Mots-clés :
Engenharia Química, Experiência, Física, Graduação, MonitoriaRésumé
A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que busca fortalecer o vínculo da graduação, por meio do auxílio ao estudante que procura a monitoria e também aperfeiçoamento do conteúdo por parte do monitor da disciplina. O presente trabalho objetivou relatar a experiência como monitora das disciplinas de Física I, Física II e Física III durante o curso de Engenharia Química no Centro Universitário de Viçosa, localizado na cidade de Viçosa, em Minas Gerais. A monitoria se mostra uma alternativa viável para o auxílio aos alunos que possuam alguma dificuldade em disciplinas do curso, auxiliando a construção do raciocínio lógico para o entendimento da Física por trás de cada passo do exercício. É uma experiência desafiadora para o monitor, visto que é necessária bastante dedicação e empenho no planejamento e na realização das atividades, sendo uma grande responsabilidade. No caso das disciplinas de Engenharia, em específico, a monitoria é essencial para auxiliar em conteúdos básicos que sirvam de pilar para os conteúdos específicos do curso.
Références
ANDRADE, E.G.R. et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm, v. 71, n.4, p. 1693-1698, 2018.
BACKES, D.S. et al. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de Enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 16, n.3, p. 597-602, 2012.
BERNARDES, J. A monitoria de Física sob o ponto de vista de seus monitores. Revista Liberato, v. 21, n. 35, p. 1-100, 2020.
CAVASSOTO, M.; VIALI, L. Dificuldades na Aprendizagem de Cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 59, p. 15-33, 2011.
CUNHA, V.F.; COMIN, F.S. A religiosidade/espiritualidade (R/E) como componente curricular na graduação em Psicologia: relato de experiência. Psic. Rev., v. 28, n.1, p. 193-214, 2019.
DIOGO, M.F. et al. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação, v. 21, n.1, p. 125-151, 2016.
FERNANDES, J. et al. Influência da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem da Psicologia. Clínica e Cultura, v. 2, n.1, p. 36-43, 2016.
FLORES, J.B.; LIMA, V.M.R.; FONTELLA, C. R.F. Análise das monitorias de Cálculo e Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 47-63, 2017.
JÚNIOR, A.F.C. et al. Monitoria acadêmica e metodologia da problematização: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 3, p. 136-145, 2017.
MATOSO, L.M.L. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor: um relato de Experiência. Revista Científica da Escola de Saúde, p. 1-7, 2013.
SANTOS, G.M.; BATISTA, S.H.S.S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sci, v. 40, n.3, p. 203-207, 2015.
SANTOS, M.S.; DANTAS, S.A. A monitoria de física como instrumento de inclusão na avaliação escolar. Lat. Americ. J of Develop., v.1, p. 36-42, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Andreza de Faria Alves Cruz, Fábio Celso de Oliveira 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.