ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA
Palavras-chave:
Ação Docente, Ensino por Investigação, Matemática, Física, InterdisciplinaridadeResumo
A emergência abrupta das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) deu-se devido os impactos causados pelo isolamento social, o que fez com que os professores se adaptassem e sistematizassem suas aulas a partir desses recursos tecnológicos. Assim, este estudo, de caráter qualitativo, propõe o uso do Ensino por Investigação em uma abordagem interdisciplinar, atrelando conhecimentos da área de Matemática e Física, mediadas por situações-problemas que instigam o aluno a refletir e solucionar de maneira cientifica. O campo de pesquisa foi uma turma de 26 alunos do 1º ano do ensino médio e na análise dos resultados foi constatado uma possível evolução destes, por meio da metodologia aplicada, em vista que estes possuíam preconceitos e dificuldades com os assuntos propostos nas disciplinas, entretanto, o ensino por investigação proporcionou maior contato com a aplicação da teoria, diminuindo a distância entre teoria e prática, além de possibilitar uma relação com seu cotidiano.
Palavras-chaves: Ação Docente; Ensino por Investigação; Matemática; Física; Interdisciplinaridade.
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