Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias

Autores

  • Daniele Florêncio de Souza EEMTI Olegário Abreu Memória
  • ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Ciências, Contação de Histórias, Educação Básica, Lúdico

Resumo

A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.

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Publicado

02-04-2021

Como Citar

de Souza, D. F., & RODRIGUES DA SILVA, A. L. (2021). Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias. Conexão ComCiência, 1(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852