Prática pedagógica para além do ensino: experiências do estágio supervisionado no CREE-MOS

Autores

  • Sara Raissa Rodrigues de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jackeline Alves Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Larissa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Docência, Estágio Supervisionado, Educação Especial, Espaço Não-escolar

Resumo

Para além da docência, o pedagogo é polivalente e não se detém apenas à sala de aula. É capacitado para atuar em inúmeras áreas, nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos. Baseado nisso, a presente pesquisa foi proposta como avaliação do componente curricular de Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no estágio na gestão dos processos educativos em espaços não-escolares, tendo como lócus o Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREEMOS). Buscando intervir de forma que fosse possível estabelecer uma comunicação entre o campo educacional e as demais áreas de vivência, possibilitando a construção de um elo entre a instituição e família, compreendendo assim, a sua importância. Visando inserir o pedagogo no ambiente não-escolar, proporcionando experiência de como atua o docente, e auxiliando na construção da identidade dos discentes.

Biografia do Autor

Sara Raissa Rodrigues de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SISU/MEC). Membro do grupo de pesquisa Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI). Membro do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita nas escolas (PraLee). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3428013450492441. E-mail: sararaissa@alu.uern.br

Jackeline Alves Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Monitora do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola – PraLEE. Membro do projeto de ensino Brinquedoteca: interfaces entre saberes e sorrisos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2058142093559858. E-mail: jackelinealves@alu.uern.br

Fernanda Larissa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/CNPq). Membro do grupo de pesquisa Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI). Membro do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita nas escolas (PraLee). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1802166454157312. E-mail: fernandalarissa@alu.uern.br

Referências

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Rodrigues de Lima, S. R., Alves Costa, J., & Fernandes, F. L. (2024). Prática pedagógica para além do ensino: experiências do estágio supervisionado no CREE-MOS. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12047

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior