Narrativas de uma gestão em processo de construção: habitar com afeto, natureza e protagonismo coletivo
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14484Palavras-chave:
Gestão, Habitar, AfetoResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência de gestão intitulada – habitar com afeto, natureza e protagonismo coletivo – cujo lócus é um Centro de Educação Infantil que integra a rede municipal de ensino de Sobral, no Ceará. A experiência teve início no ano de 2021 e segue até os dias atuais. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, natureza descritiva do tipo relato de experiência. O aporte teórico sustenta-se em Imbernón (2001), Almeida (2005), Borges e Alcântara (2020), Oliveira (2021) e Tiriba (2021). Os resultados assinalam que a escola deve ser um ambiente que convida, dialoga e acolhe as crianças, os educadores e educadoras, as famílias e toda a comunidade escolar, tendo o afeto como fio condutor das relações. Sugerem ainda que o papel do gestor é fundamental no sentido de questionar as práticas pedagógicas cotidianas, na perspectiva de construir uma proposta de Educação Infantil menos transmissiva, mais participativa, e alicerçada nos princípios de qualidade e equidade.
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