Narrativas de uma gestão em processo de construção: habitar com afeto, natureza e protagonismo coletivo

Autores

  • Onária Socorro Barros Leitão Prefeitura Municipal de Sobral
  • Maria Keila de Araújo Carneiro Prefeitura Municipal de Sobral
  • Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14484

Palavras-chave:

Gestão, Habitar, Afeto

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência de gestão intitulada – habitar com afeto, natureza e protagonismo coletivo – cujo lócus é um Centro de Educação Infantil que integra a rede municipal de ensino de Sobral, no Ceará. A experiência teve início no ano de 2021 e segue até os dias atuais. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, natureza descritiva do tipo relato de experiência. O aporte teórico sustenta-se em Imbernón (2001), Almeida (2005), Borges e Alcântara (2020), Oliveira (2021) e Tiriba (2021). Os resultados assinalam que a escola deve ser um ambiente que convida, dialoga e acolhe as crianças, os educadores e educadoras, as famílias e toda a comunidade escolar, tendo o afeto como fio condutor das relações. Sugerem ainda que o papel do gestor é fundamental no sentido de questionar as práticas pedagógicas cotidianas, na perspectiva de construir uma proposta de Educação Infantil menos transmissiva, mais participativa, e alicerçada nos princípios de qualidade e equidade.

Biografia do Autor

Onária Socorro Barros Leitão, Prefeitura Municipal de Sobral

Especialista em Educação Inclusiva (UFC); Licenciada em Pedagogia (UVA); Professora efetiva do município de Sobral e atualmente Diretora do CEI Sérgio Barbosa.

Maria Keila de Araújo Carneiro, Prefeitura Municipal de Sobral

Mestre em Educação e Ensino (MAIE/UECE); Especialista em Gestão Educacional (UVA) e em Educação Infantil e Alfabetização (UNINASSAU); Licenciada em Pedagogia (UVA); Professora efetiva do município de Sobral e atualmente Coordenadora Pedagógica do CEI Sérgio Barbosa.

Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem

Mestre em Educação (PPGE/UFC); Especialista em Gestão da Educação Pública (UFJF); MBA em Administração Estratégica (Estácio de Sá); Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração (UVA).

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Socorro Barros Leitão, O., Keila de Araújo Carneiro, M., & Cartegiano de Araújo Nascimento, F. (2025). Narrativas de uma gestão em processo de construção: habitar com afeto, natureza e protagonismo coletivo. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14484

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal