Configuração territorial e indústria de derivados de trigo: articulações e fluxos da Empresa M. Dias Branco a partir do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Indústria de derivados de trigo, Remover indústria de derivados de trigo, M. Dias Branco, Configuração territorial, Redes, Fluxos

Resumo

Neste texto, pretende-se compreender a configuração territorial da empresa industrial M. Dias Branco S.A. por meio de sua atuação no território, via a articulação entre agentes e como indutora da geração redes, fluxos e dinâmicas territoriais diversas. A fim de alcançar a compreensão almejada, utilizou-se como procedimentos: levantamento bibliográfico e leituras; levantamento documental e jornalístico; levantamento e organização de banco de dados; interpretação do banco de dados e geração de produtos como tabelas, quadros e cartogramas. A M. Dias Branco está vinculada às instituições que detêm uma importante capacidade de articulação de agentes e associações a nível nacional, e até mesmo internacional. O papel de relevo da empresa se acentua, pois ela é considerada líder no mercado nacional de biscoitos e massas alimentícias. Além de atuar em todo o Brasil, a partir de suas unidades de produção e de seus Centros de Distribuição, a M. Dias Branco possibilita também a percepção de uma nova lógica de comando que “escapa” dos grandes centros de gestão do país, já que o centro de decisão da empresa, encontra-se instalado no Ceará, um estado distante, do ponto de vista topológico, dos estados com maiores concentrações de agentes da indústria de alimentos de derivados de trigo – consumo final, mas que se apresenta enquanto importante lócus no que concerne à normatização, gestão e produção industrial do respectivo setor. Portanto, a partir dessas impressões, verifica-se uma complexificação no que concerne à divisão territorial do trabalho da indústria em escopo, já não observada meramente como um setor arcaico, mas dotada de dinâmicas e interações espaciais complexas, como as observadas a partir da empresa M. Dias Branco S.A.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP/Presidente Prudente. Pós-Doutora pela Université Paris I Sorbonne/L’Institut de Géographie. Docente dos cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Coordenadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais – LEAUP. Fortaleza/CE, Brasil. CEP: CEP: 60.714.903.  Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO. Avenida Silas Munguba, 1700 Itaperi. Fortaleza/CE. CEP: CEP: 60.714.903.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0567472021592725.

E-mail: denise.bomtempo@uece.br

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO. Relatório anual 2016. São Paulo, 2017. 44p. Disponível em: <http://www.abia.org.br/vsn/temp/z2017417RELATORIOANUAL2016.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.

BOMTEMPO, D. C. Dinâmica territorial, atividade industrial e cidade média: as interações espaciais e os circuitos espaciais da produção das indústrias alimentícias de consumo final instaladas na cidade de Marília - SP. 2011. 455f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.

BOMTEMPO, D. C.; SPOSITO, E. S. Circuitos espaciais da produção e novas dinâmicas do território. Mercator, Fortaleza, v. 11, n. 26, p. 27-46, set./dez. 2012.

CAVALCANTE, B. Os desafios de ser mais eficiente no Ceará. O Povo, maio 2016. Disponível em: <http://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/05/23/noticiasjornaleconomia,3616127/os-desafios-de-ser-mais-eficiente-no-ceara.shtml>. Acesso em: 24 maio 2016.

FUHRMANN, L. Peças à mão. Dinheiro Rural, jun. 2017. Disponível em: <http://www.dinheirorural.com.br/pecas-a-mao/>. Acesso em: 28 jul. 2017.

MARKUSEN, Ann. Mudança econômica regional segundo o enfoque centrado no ator. In: DINIZ, Clélio Campolina & LEMOS, Borges Mauro. Economia e território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

OLIVEIRA, M. L. V. M. Os circuitos espaciais de produção da J. Macêdo Alimentos. 2002. 173f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2002.

PASIN, R. M. et al. Fusões e aquisições na indústria de alimentos do Brasil: um estudo sobre a gestão financeira das empresas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2002, Salvador. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2002/GIN/2002_GIN481.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.

VILAS-BOAS, S. Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático. Barueri: Manole, 2013. 333p.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

BOMTEMPO, D. C. Configuração territorial e indústria de derivados de trigo: articulações e fluxos da Empresa M. Dias Branco a partir do Ceará. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 20, p. e202207, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/10080. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>