INDÚSTRIA E CIDADE MÉDIA: A TRAJETÓRIA DA NESTLÉ S/A EM MARÍLIA/SP

Autores

  • Denise Cristina Bomtempo

Palavras-chave:

INDÚSTRIA E CIDADE MÉDIA, MARÍLIA

Resumo

A leitura das dinâmicas produtivas no território, proporcionadas pela dispersão das atividades na escala global, torna-se um desafio na atualidade, em que a organização do espaço industrial não se baseia apenas em critérios tradicionais de localização. A cidade média, entendida como um lugar de intermediações, apresenta-se como manifestação espacial do funcionamento do capital produtivo originado por grupos de capital local, nacional e multinacional. É um ambiente de mediação entre agentes e interesses de investimentos, como podem ser confirmados os movimentos que organizam a cidade de Marília, localizada no Centro Oeste do Estado de São Paulo, onde os ritmos da atividade industrial demonstram como as redes de relações empresariais superam distâncias e encadeiam sistemas produtivos de maneira multiescalar. Com base nessas questões, este artigo tem como objetivo fazer uma investigação da indústria pela escala da cidade média. Priorizamos entender os processos e as relações que permitem a mutação de empresas de capital local e sua incorporação por investimentos globais, confluindo em novas dinâmicas territoriais. A Nestlé S/A, empresa alimentícia que compõe conglomerado multinacional, será tomada como referência enquanto validação empírica para a abordagem do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

BARBOSA, Lima Gilberto; SAITO, Leonardo Murata; PEREIRA, Ronaldo Rodrigues. A gestão de qualidade do sistema lean-thinking de produção: um estudo de caso da Nestlé S.A. Marília/SP: Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha. Monografia de Bacharelado em Administração de Empresas, 2008.

BELTRÃO SPOSITO, Maria Encarnação (Org.). Urbanização e Cidades: perspectivas geográficas. São Paulo: UNESP, FCT, 2001. P. 609 – 643.

_____. O chão em pedaços: urbanização, economia e cidades. 2004. 508 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização. São Paulo: Hucitec, 1996.

BOMTEMPO, Denise Cristina. Cidades médias, aglomeração industrial e circuito espacial da produção de alimentos. Relatório de qualificação de doutorado, defendido no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP Presidente Prudente. FCT/UNESP/PPGG/Presidente Prudente, agosto de 2010.

_____. Dinâmica territorial, atividade industrial e cidade média: as interações espaciais e os circuitos espaciais da produção das indústrias alimentícias de consumo final instaladas na cidade de Marília - SP. Presidente Prudente: PPGG/UNESP/Presidente Prudente, 2011 (Tese de Doutorado).

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil (1930 – 1970). São Paulo: Editora UNESP, 2007. 3ª. Edição.

_____. Desconcentração produtiva regional do Brasil (1970 – 2005). São Paulo: Editora UNESP, 2008.

Fundação Seade www.seade.gov.br. - Perfil Municipal da Fundação SEADE/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/notas.php>.

Acesso em: maio de 2010.

LENCIONI, Sandra. Mudanças na metrópole de São Paulo e as transformações industriais. In: SPOSITO, Eliseu Savério (Org.). Dinâmica econômica, poder e novas territorialidades. Presidente Prudente: GAsPERR/UNESP, 1999. p. 115 - 136.

_____. Restruturação urbano-industrial no Estado de São Paulo: a região da metrópole desconcentrada. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 2006. p. 198 – 210.

_____. Concentração e centralização das atividades urbanas: uma perspectiva multiescalar. Reflexões a partir do caso de São Paulo. In: Revista de Geografía Norte Grande, 2008, no. 39, p. 7 – 20 (<http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022008000100002&lng=pt&nrm=iso>)

Ministério do Trabalho e Emprego: www.mte.gov.br – Bases da RAIS – On line.

SANTOS, Milton. Circuitos espaciais da Produção: um comentário. In: SOUZA, Maria Adélia A. de (Org.). A construção do Espaço. São Paulo: Nobel, 1986.

SPOSITO, Eliseu Savério. Reetruturação produtiva e reestruturação urbana no Estado de São Paulo. In: IX Colóquio Internacional de Geocrítica - Los problemas del mundo actual. Soluciones y alternativas desde la geografía y las ciencias sociales. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 28 de maio a 1 de junho de 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

BOMTEMPO, D. C. . INDÚSTRIA E CIDADE MÉDIA: A TRAJETÓRIA DA NESTLÉ S/A EM MARÍLIA/SP. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7056. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>