Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v12.n23.e2023000

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

O corpo editorial da revista GeoUECE (que conta com uma nova coordenação), tem a imensa alegria de fechar o ano de 2023 com um novo número, trazendo publicações que refletem o cenário espaço-temporal que vivemos no país e algumas de suas principais questões geográficas. A multiplicidade virtuosa de nossa disciplina se expressa tanto nas pesquisas que se debruçaram sobre aspectos humanos da espacialidade, explorando particularidades sociais, econômicas e políticas, quanto naquelas que nos apresentam as problemáticas ambientais, por meio de uma leitura genuinamente geográfica.

Em nossa imagem de capa, de autoria de um dos nossos editores, Prof. Dr. Wallason Farias de Souza, escolhemos a vista superior do açude Riachão, que faz parte do sistema de abastecimento de água de Fortaleza e parte da Região Metropolitana. Na imagem, registrada em um sobrevoo de drone, a partir do município de Itaitinga-CE (Região Metropolitana de Fortaleza), vislumbramos uma síntese em conflito, constituída de águas, matas e ocupações urbanas. Parte dessa área constitui atualmente uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Estadual das Águas, que, apesar de um esforço de preservação e cuidado, também se faz ameaçada. Parafraseando o que nos escreve o pensador Indígena Ailton Krenak, em seu “Futuro Ancestral”, nossas ocupações humanas ofendem e aniquilam os corpos hídricos, obrigando-os por vezes, a se retirarem. Para que estes entes permaneçam conosco por mais tempo, precisamos não só saber ler a linguagem das águas, mas encontrar novas formas de respeitá-las. Que tal pensamento seja refletido em nossos textos selecionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

David Emanuel Madeira Davim, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Geografia (Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp (2015 -2019), com pesquisa desenvolvida no campo Epistemológico (Geografia e Filosofia Contemporânea). Graduado em Geografia, licenciatura plena e bacharelado, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP) do Campus de Presidente Prudente-SP (2002-2006). Possui curso de especialização lato sensu relacionado ao Ensino em Geografia, pelo programa Redefor, desenvolvido pela FCT-UNESP de Presidente Prudente-SP (2011-2013), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência profissional no ensino superior (Universidade Estadual de Maringá - PR / UEM e Faculdade de Educação do SESI-SP / FASESP) e básico (Fundamental e Médio), produção e análise de recursos didáticos, reformulação curricular e formação de profissionais da educação. Atualmente é professor Adjunto I no curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve pesquisa na área de Geografia (em articulação com demais Ciências Humanas), com ênfase em Geografia Humana, Geografia Humanista e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Espaço, Epistemologia e Filosofia da Geografia, Geografia Fenomenológica, História do Pensamento Geográfico, Pensamento Ambiental, Etno-História, Etnografia Indígena e Formação Étnica e Territorial.

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PropGeo) da mesma instituição. Possui doutorado (2018) e mestrado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Campus Presidente Prudente/SP. Na mesma instituição realizou pós-doutorado em Geografia (2018) com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/Capes). Durante o doutorado realizou estágio sanduíche na Universitat de Lleida/Catalunã/Espanha. Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará (2011). Têm experiência na área de Geografia, especificamente Geografia Urbana, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: produção do espaço urbano, cidades médias, centro e centralidade urbana, urbanização brasileira, teoria urbana. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Urbana, com ênfase em reestruturação e produção do espaço urbano, cidades médias, centro e centralidade, urbanização planetária, mundialização do urbano, fragmentação socioespacial, práticas espaciais e financeirização do urbano; e em Geografia do Comércio e do Consumo, pesquisado temas como novas formas comerciais e de consumo, estratégias econômicas e espaciais do capital comercial varejista. Tem interesse em Epistemologia da Geografia, com ênfase em teoria do espaço e conceitos da ciência geográfica.

Wallason Farias de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará com período sanduíche na Texas AM University (EUA), com a tese "Implicações socioambientais dos estudos ambientais (RAS) utilizados no licenciamento ambiental de parques eólicos no Ceará - Brasil". Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2016) com a dissertação Sensoriamento remoto e SIG aplicados à análise da evolução espaçotemporal da linha de costa do município de Icapuí, Ceará - Brasil. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Ênfase em Geoprocessamento, Sensoriamento remoto, SIG, Licenciamento Ambiental, Análise ambiental, Geomorfologia e dinâmica costeira e impactos socioambientais na zona costeira.

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará

Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, campus de Presidente Prudente ? conceito CAPES 7. Doutorado Sanduiche realizado na Université Paris IX Dauphine/IRISSO/Paris/França. Pós Doutora pela Université Paris I Panthéon Sorbonne. Foi professora do curso de Graduação em Geografia da UNESP - Unidade de Ourinhos e da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Durante o Mestrado e o Doutorado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP. Atualmente é Docente Adjunta dos Cursos de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade; Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP) e vinculada ao Grupo de Pesquisas Observatório das Nacionalidades" (ON/UECE); Coordenadora Editorial da Revista GEOUECE. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Aberta do Brasil UAB/UECE (2014-2019) e Vice Coordenadora dos cursos de Graduação em Geografia da UECE, campus de Itaperi (2017-2019). Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UECE (2014 - 2016) e também atuou como Professora visitante na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina (Julho/Agosto 2017) e Profa. visitante da Université Paris I Panthéon Sorbonne/L'Institut de Géographie (Novembro, 2019/Fevereiro, 2020). Coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas". Membro da Rede Latino Americana Espaço e Economia (RELAEE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atua principalmente nos seguintes temas: Mobilidade, Migração, Economia Urbana, Territorialidades, Redes Migratórias, Dinâmicas territoriais.

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

DAVIM, D. E. M.; PEREIRA, C. S. S.; SOUZA, W. F. de; BOMTEMPO, D. C. Editorial. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 12, n. 23, p. e2023000, 2023. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v12.n23.e2023000. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12291. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial