Editorial
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v12.n23.e2023000Palavras-chave:
EditorialResumo
O corpo editorial da revista GeoUECE (que conta com uma nova coordenação), tem a imensa alegria de fechar o ano de 2023 com um novo número, trazendo publicações que refletem o cenário espaço-temporal que vivemos no país e algumas de suas principais questões geográficas. A multiplicidade virtuosa de nossa disciplina se expressa tanto nas pesquisas que se debruçaram sobre aspectos humanos da espacialidade, explorando particularidades sociais, econômicas e políticas, quanto naquelas que nos apresentam as problemáticas ambientais, por meio de uma leitura genuinamente geográfica.
Em nossa imagem de capa, de autoria de um dos nossos editores, Prof. Dr. Wallason Farias de Souza, escolhemos a vista superior do açude Riachão, que faz parte do sistema de abastecimento de água de Fortaleza e parte da Região Metropolitana. Na imagem, registrada em um sobrevoo de drone, a partir do município de Itaitinga-CE (Região Metropolitana de Fortaleza), vislumbramos uma síntese em conflito, constituída de águas, matas e ocupações urbanas. Parte dessa área constitui atualmente uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Estadual das Águas, que, apesar de um esforço de preservação e cuidado, também se faz ameaçada. Parafraseando o que nos escreve o pensador Indígena Ailton Krenak, em seu “Futuro Ancestral”, nossas ocupações humanas ofendem e aniquilam os corpos hídricos, obrigando-os por vezes, a se retirarem. Para que estes entes permaneçam conosco por mais tempo, precisamos não só saber ler a linguagem das águas, mas encontrar novas formas de respeitá-las. Que tal pensamento seja refletido em nossos textos selecionados.
Downloads
Métricas
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 David Emanuel Madeira Davim, Cláudio Smalley Soares Pereira, Wallason Farias de Souza, Denise Cristina Bomtempo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.