Editorial

Autores

Resumo

A Revista GeoUECE do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PropGeo/UECE), apresenta o volume 11, número 20, edição janeiro-julho de 2022. Neste número temos o prazer de tornar público um conjunto de sete artigos escritos por pesquisadoras  e pesquisadores, cujos recortes temáticos, espaciais e temporais dos artigos entrelaçam escalas no intuito de apresentar a diversidade teórico metodológica da Geografia brasileira. Num  momento  tão  paradigmático  para  a  humanidade,  as diversas lutas que se manifestam na cidade e no campo ganham  destaque  nos  trabalhos  que  são  publicados  nesta  edição  da GeoUECE,  seja  a  partir  de  estudos que trazem à tona a discussão acerca da violência contra a diversidade de gênero,   a luta política pela água e a produção de alimentos, como também a necessidade de revisitar referenciais teóricos que permitem entender a tão complexa rede social – espacial que se materializa nos territórios nos dias atuais, pelas corporações como também pelos agentes que fazem múltiplos enfrentamentos para garantia de soberania e existência.

Agradecemos aos envolvidos na edição deste número da Revista GeoUECE, de maneira especial aos nossos pareceristas que realizam com dedicação a avaliação dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP/Presidente Prudente. Pós-Doutora pela Université Paris I Sorbonne/L’Institut de Géographie. Docente dos cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Coordenadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais – LEAUP. Fortaleza/CE, Brasil. CEP: CEP: 60.714.903.  Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO. Avenida Silas Munguba, 1700 Itaperi. Fortaleza/CE. CEP: CEP: 60.714.903.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0567472021592725.

E-maildenise.bomtempo@uece.br

Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Em 2020, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, em 2012. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, em 2006. É bacharel (2003) e licenciado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, exercendo o cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É professor associado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica e membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos do CNPq. Na mesma instituição, ainda, foi coordenador dos cursos de Geografia/CCT, entre os anos de 2017 e 2019. Foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, entre os anos de 2013 e 2016. Foi professor permanente do quadro de docentes do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da UVA, entre os anos de 2014-2019. Também foi coordenador brasileiro da Rede Braspor, entre os anos de 2015 e 2017, trata-se de uma rede informal de cientistas do Brasil e de Portugal que se dedicam a estudar os ambientes costeiros e suas sinergias. Atua como pesquisador na área de Geografia Costeira com ênfase em Gestão e Impactos Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: História ambiental, Interação Homem-Meio, Ressacas do Mar, Gestão de Ambientes Costeiros e Impactos Socioambientais em Comunidades Litorâneas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236155068481691

E-mail: davis.paula@uece.br

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

BOMTEMPO, D. C.; DE PAULA, D. P. Editorial. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 20, p. e202200, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/10093. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial