A METAMORFOSE DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL

  • Cibelle Castro Assis UFPB
  • Verônica Gitirana
  • Luc Trouche
Palavras-chave: Recurso; Metamorfose; Abordagem Documental do Didático; Formação de professores; Matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de um estudo desenvolvido durante o Estágio de Pós-Doutorado da autora sob supervisão dos coautores entre os anos de 2017 e 2018. O objetivo deste estudo foi identificar aspectos do desenvolvimento profissional de licenciandos em matemática através da análise do seu trabalho com recursos. Como referencial teórico e metodológico nós nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático. Realizamos uma Investigação Reflexiva e um Estudo de Caso com uma licencianda cujos dados coletados foram analisados numa perspectiva qualitativa. A pesquisa compreendeu quatro fases: estudo e representação da Trajetória Documental da licencianda; coleta e análise de tarefas matemáticas em situações de estudo e de ensino; entrevistas com a licencianda; análise da atividade da licencianda durante a implementação de uma aula em uma escola. Podemos afirmar que a constituição do sistema de recursos para ensinar da licencianda pode ser compreendido através de um processo que denominamos de metamorfose. Em síntese, o caso estudado contribuiu para identificar recursos de transição e profissionais como aspectos importantes da formação da licencianda além de uma percepção diferenciada para os recursos e seus usos, quer sejam pelos licenciandos ou pelos professores dos cursos de formação ou da escola. A Trajetória Documental trouxe um panorama geral da formação do estudante e do próprio curso, assim como a necessidade do acompanhamento do processo de Metamorfose dos licenciandos e suas especificidades pela equipe de professores envolvidos na formação.

Publicado
2019-04-30