DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO

Autores

  • Lucas Ferreira Gomes
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Cornélio Procópio)

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i10.44

Palavras-chave:

Educação Matemática, Vídeos Didáticos, História da Matemática, Geometrias Hiperbólica e Elíptica

Resumo

A presente pesquisa remete a uma reflexão a respeito do uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial, vídeos didáticos para o trabalho docente, visto que, cada vez mais, torna-se necessária a inserção das tecnologias no contexto escolar, a fim de se atender as necessidades da sociedade atual, na qual tais recursos estão cada vez mais presentes.  Entende-se o uso de tecnologias como um elo importante entre professor, o conhecimento matemático e a compreensão dos alunos, sendo os vídeos didáticos uma das ferramentas que podem fortalecer esse elo. A proposta de baseá-los na História da Matemática se deve ao fato de que diversas pesquisas defendem que essa metodologia pode contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos, favorecendo, assim, uma reflexão a respeito dos tópicos explorados. Desta forma, ela visa a inserção de ambas no contexto escolar, a fim de que elas desempenhem suas contribuições na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que possam ser empregados nas aulas de Matemática. Por fins didáticos, apresentamos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo sobre os conceitos relacionados ao estudo dos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica, evidenciando os passos realizados na construção, além das orientações para o uso dos vídeos didáticos em sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

GOMES, L. F.; ARAMAN, E. M. de O. DA ELABORAÇÃO AO USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS BASEADOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CARACTERÍSTICAS E SUGESTÕES A PARTIR DE UMA EXEMPLIFICAÇÃO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 6–25, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i10.44. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/44. Acesso em: 25 abr. 2024.