RACISMO COMO UMA FORMA DE VIOLÊNCIA
Perspectivas do direitos humanos sobre os Direitos Humanos a partir da prática extensionista
Mots-clés :
Racismo, Violência, Insensibilidade, Ensino, ExtensãoRésumé
A presente pesquisa é um desdobramento do projeto de extensão ECCE HOMO: Reflexões Sobre Direitos Humanos – que acontece na EEMTI Lions Club, Crateús-CE – durante o ano de 2021, cuja a problemática é estudar o racismo como uma forma de violência. Tem como objetivo analisar o racismo impregnado na estrutura social, a fim de denunciar toda e qualquer forma de violência contra a população negra, principalmente policial. Esse estudo fundamentou-se nas reflexões teóricas oriundas das práticas extensionistas durante a participação dos autores, processo esse enriquecido através da realização de pesquisa bibliográfica e análise de gráficos. O debate da temática junto ao público do Ensino Médio, mediado pelos bolsistas extensionsitas e pelo docente coordenador do projeto, revelou-se uma importante estratégia de conscientização dos estudantes desse nível educacional, assim como uma importante oportunidade para os discentes em formação possam vivenciar experiências docentes fundamentais para a formação de futuros educadores da Educação Básica que atuarão no contexto educacional na região do sertão de Crateús, no estado do Ceará - Brasil.
Références
AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
FOUCAULT, M. A Coragem da Verdade. O governo de si e dos outros II. Curso dado no Collège de France (1983, 1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. O Nascimento da Biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FRENCH, Jan Hoffman. Repensando a Violência Policial no Brasil: Desmascarando o Segredo Público da Raça. Tomo, n° 31, p. 10-40, Jul/Dez, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/7648/6090/ . Acesso em 11 out. 2021.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Traduzido por Sebastião Nascimento. - São Paulo: n-1 edições, 2018.
______. Necropolítica. Artes & Ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj, n. 32, Dez, 2016.
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado. - 1. ed. - São Paulo: Perspectivas, 2016.
ONU. Declaração Universal Sobre Direitos Humanos: como surgiu e o que propõe? Disponível em: https://desinstitute.org.br/noticias/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-como-surgiu-e-o-que-defende/?gclid=CjwKCAjw8KmLBhB8EiwAQbqNoBgqhGGBPerH4C-hf1gTr_57ZS-aYYRO2I43lezCU0kcFRrlKAKm1hoCqkwQAvD_BwE . Acesso em: 12 de out. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Dara Matos do Nascimento, Vicente Brazil 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .