um A AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
Desafios e Perspectivas.
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.9995Palavras-chave:
Avaliação de Qualidade. Instituições de Ensino Superior. Moçambique. Desafios e Perspectivas.Resumo
O ensino superior constitui hoje um elemento central da estratégia e da ambição de muitos países para o desenvolvimento da sociedade e em particular dos indivíduos, garantindo capital humano altamente qualificado, onde encontramos a mesma visão em Moçambique, que olha o ensino como a base do desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, pelo seu impacto na investigação e inovação. Para melhor compreensão decidimos analisar a avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique, seus desafios e perspectivas. Para o alcance do objectivo geral, pautamos por identificar o tipo de avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; descrever os critérios de auto-avaliação feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; e compreender a relevância da avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique. Numa opção metodológica usamos o paradigma interpretativo, numa pesquisa qualitativa, com uma base descritiva e fundamentada num procedimento bibliográfico, salientar que usou-se entrevista semi-estruturada em dez instituições do ensino superior em Moçambique. Os resultados obtidos têm relação directa com o cenário de ensino-aprendizagem das instituições de ensino superior em Moçambique, o ensino superior tem uma história ainda recente e tem passado por diversas mutações, deixando de ser exclusiva do estado e passando ao privado. Apesar de tudo é necessário levar em conta os nove indicadores e seus critérios de verificação, produzido pelo CNAQ. Só assim, teremos instituições de ensino superior adequado aos novos paradigmas educacionais.
Referências
Bertolin, J. (2009). Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a
qualidade da educação superior brasileira. Revista Avaliação. v. 12, n. 2, p. 309-331, jun. Campinas: Sorocaba, SP.
Burlamaqui, M. (2008) Avaliação e Qualidade na Educação Superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo. v. 19, n. 39.
Cohen, E. e Franco, R. (2001). Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes.
Do Rosário, L. (2012). Universidades moçambicanas e o futuro de Moçambique. In: L. de Brito et al. (orgs) Desafios para Moçambique 2012. Maputo, IESE. pp. 89-102.
Ferreira, A. O papel do Ensino Superior no quadro do Desenvolvimento em Moçambique. UCM. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. n. 1 (2013). Beira.
Langa, P. V. (2014). A Mercantilização do Ensino Superior e a relação com o saber: a Qualidade em Questão. Revista Científca UEM, Ser: Ciências da Educação 1 (0), 21-41.
Morosini, M. C. (2001). Qualidade universitária: isomorfismo, diversidade e equidade. Interface: comunicação, saúde e educação, v. 5, n. 9, p. 89-102.
Silva, G. e Silva, C. (2012) Avaliação do Ensino Superior no Brasil: O Sinaes Sob Holofotes!;Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros – Ano 3 – Edição Nº 07.2012).
Taimo, J. U. (2010). Ensino superior em Moçambique: história, política e gestão. Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba Tese (doutorado em Educação). São Paulo.
Versieux, R. E. (2004). Avaliação do Ensino Superior Brasileiro: PAIUB; o ENC e o SINAES. Dissertação de Mestrado. UNICAMP - Faculdade de Educação. Campinas.
Richardson, R. J. (col.). (1999). Pesquisa social. Métodos e técnica. SP: Atlas.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Vilelas, J. (2005). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Silabo.
Vilelas, J. (2009). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa, Portugal: Sílabo.
Decreto n.º 63/2007, de 31 de Dezembro, que integra funções específicas, deliberativas e reguladoras em matéria de avaliação e acreditação de cursos e/ou programas das instituições do ensino superior (IES) no país.
LEI Nº 27/2009, DE 29 DE SETEMBRO - LEI DO ENSINO SUPERIOR.
Lei nº 5/2003, de 21 de Janeiro, Lei do Ensino Superior
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Amarildo Gussule
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.