um A AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

Desafios e Perspectivas.

Autores

  • Amarildo Gussule Universidade Mussa Bin Bique

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.9995

Palavras-chave:

Avaliação de Qualidade. Instituições de Ensino Superior. Moçambique. Desafios e Perspectivas.

Resumo

O ensino superior constitui hoje um elemento central da estratégia e da ambição de muitos países para o desenvolvimento da sociedade e em particular dos indivíduos, garantindo capital humano altamente qualificado, onde encontramos a mesma visão em Moçambique, que olha o ensino como a base do desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, pelo seu impacto na investigação e inovação. Para melhor compreensão decidimos analisar a avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique, seus desafios e perspectivas. Para o alcance do objectivo geral, pautamos por identificar o tipo de avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; descrever os critérios de auto-avaliação feita nas instituições de ensino superior em Moçambique; e compreender a relevância da avaliação de qualidade feita nas instituições de ensino superior em Moçambique. Numa opção metodológica usamos o paradigma interpretativo, numa pesquisa qualitativa, com uma base descritiva e fundamentada num procedimento bibliográfico, salientar que usou-se entrevista semi-estruturada em dez instituições do ensino superior em Moçambique. Os resultados obtidos têm relação directa com o cenário de ensino-aprendizagem das instituições de ensino superior em Moçambique, o ensino superior tem uma história ainda recente e tem passado por diversas mutações, deixando de ser exclusiva do estado e passando ao privado. Apesar de tudo é necessário levar em conta os nove indicadores e seus critérios de verificação, produzido pelo CNAQ. Só assim, teremos instituições de ensino superior adequado aos novos paradigmas educacionais.

Biografia do Autor

Amarildo Gussule, Universidade Mussa Bin Bique

Director da Faculdade de Educação e Pedagogia

Chefe do Centro de Pesquisa e Extensão e Avaliação de Qualidade

Coordenador da Revista Cientifica Bin Bique da Universidade Mussa Bin Bique

Doutor em Ciências de Educação: Inovação Educativa

Referências

Bertolin, J. (2009). Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a

qualidade da educação superior brasileira. Revista Avaliação. v. 12, n. 2, p. 309-331, jun. Campinas: Sorocaba, SP.

Burlamaqui, M. (2008) Avaliação e Qualidade na Educação Superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo. v. 19, n. 39.

Cohen, E. e Franco, R. (2001). Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes.

Do Rosário, L. (2012). Universidades moçambicanas e o futuro de Moçambique. In: L. de Brito et al. (orgs) Desafios para Moçambique 2012. Maputo, IESE. pp. 89-102.

Ferreira, A. O papel do Ensino Superior no quadro do Desenvolvimento em Moçambique. UCM. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. n. 1 (2013). Beira.

Langa, P. V. (2014). A Mercantilização do Ensino Superior e a relação com o saber: a Qualidade em Questão. Revista Científca UEM, Ser: Ciências da Educação 1 (0), 21-41.

Morosini, M. C. (2001). Qualidade universitária: isomorfismo, diversidade e equidade. Interface: comunicação, saúde e educação, v. 5, n. 9, p. 89-102.

Silva, G. e Silva, C. (2012) Avaliação do Ensino Superior no Brasil: O Sinaes Sob Holofotes!;Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros – Ano 3 – Edição Nº 07.2012).

Taimo, J. U. (2010). Ensino superior em Moçambique: história, política e gestão. Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba Tese (doutorado em Educação). São Paulo.

Versieux, R. E. (2004). Avaliação do Ensino Superior Brasileiro: PAIUB; o ENC e o SINAES. Dissertação de Mestrado. UNICAMP - Faculdade de Educação. Campinas.

Richardson, R. J. (col.). (1999). Pesquisa social. Métodos e técnica. SP: Atlas.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Vilelas, J. (2005). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Silabo.

Vilelas, J. (2009). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa, Portugal: Sílabo.

Decreto n.º 63/2007, de 31 de Dezembro, que integra funções específicas, deliberativas e reguladoras em matéria de avaliação e acreditação de cursos e/ou programas das instituições do ensino superior (IES) no país.

LEI Nº 27/2009, DE 29 DE SETEMBRO - LEI DO ENSINO SUPERIOR.

Lei nº 5/2003, de 21 de Janeiro, Lei do Ensino Superior

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Gussule, A. (2024). um A AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: Desafios e Perspectivas. Conexão ComCiência, 2(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.9995