O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental

Autores

  • Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Thaise Maiara Rodrigues Gama Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gutemberg de Castro Praxedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Resumo

A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.

Biografia do Autor

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN). E-mail: yatamurirafaelly@gmail.com

Thaise Maiara Rodrigues Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e membro do projeto de extensão Formação de Conselheiros Escolares do Município de Mossoró-RN - PROFCE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785026177216543. E-mail: tthaisegama@gmail.com

Gutemberg de Castro Praxedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, atuando com didática das ciências e interesse em educação ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5739907961514297. E-mail: gutembergcastro@uern.br

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Cosme da Silva, Y. R., Rodrigues Gama, T. M., & de Castro Praxedes, G. (2024). O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12028

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior