O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental
Palavras-chave:
Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)Resumo
A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.
Referências
ALANA, Instituto. Criança e Consumo. [s.d.] Entenda o que é publicidade infantil e porque
ela deve acabar. Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/chega-de-publicidadeinfantil/o-que-e-publicidade-infantil>. Acesso em 21 mar. 2023.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 68p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 215p.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 200p.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário
Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a
Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 28 abr. 1999.
CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. A imagem da ciência no cinema. Química
nova na escola., v. fe 2009, n. 1, p. 9-17, 2009. Disponível em:
<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf>. Acesso em 03 mar. 2023.
ECAM. O que é a Agenda 2030 e quais os seus objetivos. [s.d.] Disponível em:
<http://ecam.org.br/en/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos>. Acesso em 27
mar. 2023.
MEDIA, Kantar Ibope. Investimentos publicitários voltam a crescer em 2021. [s.l]. 2022.
Disponível em: < https://kantaribopemedia.com/conteudo/investimentos-publicitarios-voltama-crescer-em-2021 />. Acesso em 8 mar. 2023.
MAGALHÃES, M. dos R. A. O comportamento de compra compulsiva: um estudo com métodos
neurocientíficos. 2013. 196p. Tese (Doutorado). Programa de Mestrado e Doutorado em
Administração, UNINOVE, São Paulo, 2013.
O LORAX: Em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção de Illumination
Entertainment. Estados Unidos da América: Universal Studios, 2012. Mp4 (86 min.)
Disponível em:
https://www.primevideo.com/detail/0F71IKTH2TJHT3ZB77U9DQL8ZA/ref=atv_sr_fle_c_T
n74RA_1_1_1 >. Acesso em 7 fev. 2023.
PAN, Jovem. Pesquisa aponta que 70% das crianças passam pelo menos 3 horas diárias no
celular. Jovem Pan News. 14 fev 2022. Disponível em:
Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na
Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 16
https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pesquisa-aponta-que-70-das-criancaspassam-pelo-menos-3-horas-diarias-no-celular.html >. Acesso em 8 mar. 2023.
QUÉRÉ, Corinne Le et al. Temporary reduction in daily global CO2 emissions during the
COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 647-653, 19
maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em:
https://www.nature.com/articles/s41558-020-0797-x >. Acesso em 07 mar. 2023.
ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno
Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.1, p.33-49, 2000. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6784/6249 >. Acesso em 03 mar. 2023.
SILVA, Diogo D’ippolito Bartolomeu da. A ESTILÍSTICA DO TEXTO
PUBLICITÁRIO. Monografia (Curso de Publicidade e Propaganda). Universidade Federal
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:
https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/861/3/DDOBSILVA.pdf >. Acesso em 03 mar. 2023.
SOARES, Josemar Sidinei; SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de. SOCIEDADE DE
CONSUMO E O CONSUMISMO: IMPLICAÇÕES EXISTENCIAIS NA DIMENSÃO DA
SUSTENTABILIDADE. Direito e Desenvolvimento: Implicações existenciais na dimensão
da sustentabilidade, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 304, ago./dez. 2018. Disponível em:
https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/815 >. Acesso em
fev. 2023.
TOKARNIA, Mariana. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes. Agência
Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acessointernet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes >. Acesso em 21 mar. 2023.
UNESCO, Brasil. TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o
Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC. [s.d.] Disponível:
https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ >. Acesso em 22 mar. 2023.
UNESCO, Brasil. Educação para o desenvolvimento sustentável. [s.d.]. Disponível em:
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development >.
Acesso em 27 de mar. 2023.
UNESCO, Brasil. Educação para os objetivos do desenvolvimento
sustentável: objetivo de aprendizagem, 2017. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197 >. Acesso em 10 de mar. 2023.
VALADARES, Dandara. Black Friday: a queima de recursos pelo consumismo. Carta
Capital, 2019. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashionrevolution/black-friday-a-queima-de-recursos-pelo-consumismo/ >. Acesso em 29 mar. 2023.
VALENÇA, Lívia. A publicidade como instrumento do capitalismo na propagação da
cultura de consumo e da estilização da vida. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação da Região Nordeste. Salvador: 2007. Disponível em:
Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na
Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 17
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0658-1.pdf >. Acesso
em 08 mar. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Thaise Maiara Rodrigues Gama, Gutemberg de Castro Praxedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.