Educação, Comunicação e Extensão no Projeto Mundo Quandu (FACEDI/UECE)

desafios e possibilidades

Autores

  • André Lima Sousa UECE
  • Vanesa Lima Braga UECE
  • Valeria Lima Braga UECE
  • Felipe Franklin de Lima Neto UECE

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Comunicação, Educação, Paulo Freire, Mundo Quandu

Resumo

Este artigo debate as relações entre educação, comunicação e extensão no Projeto de Extensão Mundo Quandu: comunicação social, cultura e meio ambiente, desenvolvido na Faculdade de Educação de Itapipoca, Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE). A partir do aporte teórico do educador Paulo Freire, principalmente o contido em seu livro: “Extensão ou Comunicação?” (1985), são   problematizadas as relações entre educação, comunicação e extensão no Mundo Quandu, percebendo suas condições, impasses e perspectivas. Para tal análise, foi exercitada uma metodologia de cunho qualitativo aliada à pesquisa bibliográfica visando um melhor aprofundamento do tema aqui discutido. Dessa forma, a discussão das relações existentes entre a educação, a comunicação e a extensão inscritas no Projeto Mundo Quandu possibilita a contextualização social, cultural, política e educacional de uma série de ações e atividades práticas vivenciadas entre o campo docente e discente, os projetos de extensão, a universidade e a sociedade. Dentre essas atividades, elencamos o desenvolvimento teórico e prático de habilidades de trabalho coletivo que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão,  as pautas e pesquisas temáticas, os processos de leitura e escrita, as revisões textuais, o desenvolvimento de entrevistas, os lançamentos de livros e documentários e as produções de conteúdos digitais para o Portal Quandu. O artigo aponta os desafios e possibilidades existentes nas  relações  entre essa gama de atividades,  a perspectiva de uma Universidade Pública democrática e os processos de democratização e interiorização do acesso à informação de qualidade junto à  população residente no município de Itapipoca e região.

Biografia do Autor

Vanesa Lima Braga, UECE

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) vinculada à Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Valeria Lima Braga, UECE

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) vinculada à Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Felipe Franklin de Lima Neto, UECE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2001). Monografia de Graduação na área de concentração de Sociologia Política e Antropologia da Comunicação:" O Anonimato das Eleições Presidenciais no Brasil em 1998 ". Licenciado em Ciências Sociais / UFC (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará / UFC (2006) na linha de pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança (LIDELEC). Dissertação de Mestrado:" Um Ensaio Educacional na Casa da Esperança: Tentativas de Estabilizar o Instável no Autismo". Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará/ UFC ( 2016) na linha de pesquisa História e Memória da Educação (NHIME). Tese de Doutorado:" Hipócrates do Amanhã: as Ligas Acadêmicas de Medicina e a Educação Médica na UFC". Pós-Doutor em Educação (PPGE/ NHIME/FACED - UFC) através da pesquisa " Medicina, arte e tecnologias de si na vida e na obra de Pedro da Silva Nava (1903-1984). Trabalha, leciona e pesquisa nas áreas de História, Filosofia, Economia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política da Educação, da Saúde e da Cultura

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: um campo em acção. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (orgs.). Campos da comunicação. Corvilhã, PT: Universidade da Beira Interior, 2005. Cap. 2, p. 281-450. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/72. Acesso em: 26 fev. 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Pechel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1999.

BORDENAVE, Juan Enrique Díaz. O que é comunicação. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.

CASTELLS, Manuel. La comunicaciónenla era digital. In: ______. Comunicación y poder. Madrid, ESP: Alianza Editorial. 2009. Cap. 2, p. 87-189.

DEUS, Sandra de. Apresentação. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.) et al. Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da comissão permanente da avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013. p. 12-16.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre. RS: Artmed Editora, 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 1985.

______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GAJARDO, Marcela. Procurando Paulo Freire no Chile, algumas observações sobre a origem e a evolução de suas ideias pedagógicas. Ideação, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 72-104. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26701. Acesso em: 19 mar. 2022.

GIDDENS, Antony. Sociologia. Tradução de Alexandre Figueiredo et al. 6. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2008.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de La comunicación. Madrid, ES: Ediciones de la torre, 1998.

MARCONI, Marina de Andade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

SOUSA, André Lima. Fortaleza, Metrópole Distópica: [manuscrito]: Conflitos Territoriais e Produção do Espaço Transitório no Início do Século XXI. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás, 2018 (Tese de Doutorado).

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Lima Sousa, A., Lima Braga, V., Lima Braga, V., & Franklin de Lima Neto, F. (2022). Educação, Comunicação e Extensão no Projeto Mundo Quandu (FACEDI/UECE): desafios e possibilidades. Conexão ComCiência, 2(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8152

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Universitária