DIÁLOGOS ENTRE ZOOLOGIA E MUSEUS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
APRENDENDO SOBRE A BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS.
Palavras-chave:
Ensino Fundamental I, Ensino de Zoologia, Museus, Vida marinha, Divulgação CientíficaResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Zoologia, voltado ao conhecimento da biodiversidade e à conservação da vida marinha no Ensino Fundamental I, articulando atividades didáticas lúdicas, como jogos e quadrinhos, e enfocando os museus como espaços de pesquisa e divulgação científica. Desse modo, o potencial educativo dos museus foi mobilizado em diálogos com a escola, observando se a conexão entre as exposições e coleções biológicas dos museus e os conhecimentos prévios trazidos pelas crianças pode se constituir em caminhos para enriquecer o ensino de Ciências. Para trabalhar com essas temáticas, aulas sobre a “Vida Marinha” e “Biodiversidade Marinha presente nos Museus” foram realizadas no modelo de ensino remoto, com turmas de 4º e 5º anos de uma escola municipal de Niterói/RJ, através da plataforma de ensino Zoom, no âmbito de um projeto de extensão de uma universidade pública.
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