Pesquisa sociológica no ensino médio

produção científica, formação profissional e assessoria técnica na educação básica

Autores

  • Thiago Antônio de Oliveira Sá Universidade Federal de Alfenas-MG

Palavras-chave:

Extensão universitária, métodos quantitativos, pesquisa de survey, ensino médio, Covid-19

Resumo

Esta ação de extensão consistiu na realização de uma pesquisa de survey numa escola pública estadual em Alfenas-MG. A investigação teve objetivos científicos, didáticos e sociais. Cientificamente, pretendeu-se conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes da escola, explorar as vivências, impactos e implicações da pandemia em suas vidas, identificar suas aspirações após a conclusão do ensino médio e levantar suas percepções a respeito do ensino superior. Didaticamente, objetivou-se praticar os saberes metodológicos adquiridos na disciplina “Pesquisa Sociológica na Educação Básica”. Socialmente, almejou-se munir a escola com informações estratégicas para tomada de decisões relativas a seu público e subsidiar a própria equipe extensionista com dados para execução de outro projeto na mesma instituição. Os participantes do projeto de extensão avançaram na produção de conhecimento sobre a realidade escolar na educação básica durante a pandemia, sobretudo no que diz respeito às experiências dos estudantes do ensino médio neste período. O projeto também lhes foi uma oportunidade formativa, para treinamento intensivo em métodos e técnicas de pesquisa. Para a escola parceira, a iniciativa resultou numa base de dados e num relatório analítico por meio dos quais sua direção desenvolverá estratégias gestoras adequadas, de acordo com suas condições, necessidades, aspirações e projetos de vida discentes.

Referências

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as Ciências Sociais. Porto Alegre: Penso 2012.

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

LAVILLE, Christian. e DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.

Downloads

Publicado

21-09-2022

Como Citar

de Oliveira Sá, T. A. (2022). Pesquisa sociológica no ensino médio: produção científica, formação profissional e assessoria técnica na educação básica. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8149