RACISMO COMO UMA FORMA DE VIOLÊNCIA

Perspectivas do direitos humanos sobre os Direitos Humanos a partir da prática extensionista

Autores

  • Maria Dara Matos do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Vicente Brazil

Palavras-chave:

Racismo, Violência, Insensibilidade, Ensino, Extensão

Resumo

A presente pesquisa é um desdobramento do projeto de extensão ECCE HOMO: Reflexões Sobre Direitos Humanos – que acontece na EEMTI Lions Club, Crateús-CE – durante o ano de 2021, cuja a problemática é estudar o racismo como uma forma de violência. Tem como objetivo analisar o racismo impregnado na estrutura social, a fim de denunciar toda e qualquer forma de violência contra a população negra, principalmente policial. Esse estudo fundamentou-se nas reflexões teóricas oriundas das práticas extensionistas durante a participação dos autores, processo esse enriquecido através da realização de pesquisa bibliográfica e análise de gráficos. O debate da temática junto ao público do Ensino Médio, mediado pelos bolsistas extensionsitas e pelo docente coordenador do projeto, revelou-se uma importante estratégia de conscientização dos estudantes desse nível educacional, assim como uma importante oportunidade para os discentes em formação possam vivenciar experiências docentes fundamentais para a formação de futuros educadores da Educação Básica que atuarão no contexto educacional na região do sertão de Crateús, no estado do Ceará - Brasil.

Referências

AGAMBEN, G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das letras, 2013.

FOUCAULT, M. A Coragem da Verdade. O governo de si e dos outros II. Curso dado no Collège de France (1983, 1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. O Nascimento da Biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRENCH, Jan Hoffman. Repensando a Violência Policial no Brasil: Desmascarando o Segredo Público da Raça. Tomo, n° 31, p. 10-40, Jul/Dez, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/7648/6090/ . Acesso em 11 out. 2021.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Traduzido por Sebastião Nascimento. - São Paulo: n-1 edições, 2018.

______. Necropolítica. Artes & Ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj, n. 32, Dez, 2016.

NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado. - 1. ed. - São Paulo: Perspectivas, 2016.

ONU. Declaração Universal Sobre Direitos Humanos: como surgiu e o que propõe? Disponível em: https://desinstitute.org.br/noticias/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-como-surgiu-e-o-que-defende/?gclid=CjwKCAjw8KmLBhB8EiwAQbqNoBgqhGGBPerH4C-hf1gTr_57ZS-aYYRO2I43lezCU0kcFRrlKAKm1hoCqkwQAvD_BwE . Acesso em: 12 de out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Matos do Nascimento, M. D. ., & Brazil, V. . (2022). RACISMO COMO UMA FORMA DE VIOLÊNCIA: Perspectivas do direitos humanos sobre os Direitos Humanos a partir da prática extensionista. Conexão ComCiência, 2(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7707

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Universitária