O jogo didático e a Biologia
percepções de professores do Ensino Médio sobre o uso dessa ferramenta didática
Mots-clés :
Ferramenta de ensino, Educação Básica, Metodologias ativasRésumé
Metodologias ativas se fazem cada vez mais presentes na sala de aula. Assim, este trabalho tem como um dos objetivos investigar se o jogo didático é uma metodologia de ensino utilizada por professores de Biologia da cidade de Mombaça-CE. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas da rede Estadual de ensino, onde o público-alvo foram professores do 1º ano do Ensino Médio. A coleta de dados se fez por meio de questionários via Google formulários. A análise foi por meio da tabulação e comparação dos dados, utilizando-se de gráficos do Excel. Os docentes reconhecem o valor pedagógico da metodologia. Citaram a melhora da socialização e a comunicação como as maiores potencialidades.
Références
ALENCAR, A. C.; FREITAS, A. D. G. Uso de Jogos Didáticos: uma Estratégia Facilitadora para um Melhor Ensino - Aprendizagem em Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [s.l.], v. 20, n. 2, 27 jun. 2019.
ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. Jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedag. p.282-287, 2010.
ARRAIS, A. A. M. Estudando os anfíbios: o jogo didático “Animazoo”. Revista EletrônicaLudus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 03, n. 01, p. 33-45, jan./jul. 2019.
BORGHEZAN, J.; MARTINS, M. C. Observando aulas de biologia em uma escola no extremo sul catarinense. Criar Educação, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 137-150, 9 out. 2019.
DA SILVA, J. C. S.; BIANCO, G. Jogos didáticos: a formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e820997969-e820997969, 2020.
DE OLIVEIRA, F. A.; FERRAZ, D. H. Pesquisa científica e educação: a importância do professor pesquisador dentro do espaço escolar. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019.
DIAS, S. R.; CHAGA, M. M. Aprendizagem baseada em problemas: Um relato de experiência. (IN: Práticas inovadoras em metodologias ativas / Andreia de Bem Machado... [et al]. — Florianópolis: Contexto Digital, 2017.) 2017.
LIMA, J. O lúdico na aquisição do ensino aprendizagem: espanhol língua estrangeira. In: V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 2015. Anais...Paraíba: Editora Realize, 2015.
MAIA, N. R. F. et al. Animações Virtuais como proposta metodológica para o ensino de embriologia. Conexão, Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 11, n. 6, p.17-26, dez. 2017.
MAURÍCIO, J. T. Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem. 2006.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PEREIRA, M.; DE LOURDES FONTANA PIFFERO, E. Uso de metodologias ativas no estudo da evolução das espécies durante o estágio supervisionado. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 1, 14 fev. 2020.
PIFFERO, E. L. F. et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, 2020.
RODRIGUES, S. M. Utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de biologia em turmas de 1° e 2° anos de ensino médio em escolas de educação básica em Santa Maria/RS. Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, p.590-594, 2016.
SILVA, F. S. S.; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas no município de Imperatriz (MA). Revista UNI, Imperatriz (MA). Ano 1. n.1. p. 135-149. Janeiro/julho. 2011.
SILVA, T. R.; SILVA, B. R.; COSTA, E. B. Desenvolvimento de jogo didático para o ensino de células eucarióticas: recurso lúdico na aprendizagem dos alunos. Revista Reamec: Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá -MT, v. 7, n. 1, p. 4-21, 15 fev. 2019.
SOUZA, I. A. de, & RESENDE, T. R. P. S. Jogos como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino de Biologia. Scientia cum Industria, 4(4), 181-183, 2017.
STOCKMANNS, J. I.; DE ÁVILA, P. N. práticas pedagógicas da biologia no ensino público paranaense: desafios e possibilidades. Revista Mundi Sociais e Humanidades, v. 4, n. 2, 2020.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação, p. 77747, 2019.
WELTER, G. M.; RETUCI, V. S.; SOARES, I. A. Concepção dos professores de biologia das escolas estaduais do município de planalto-pr, quanto a utilização de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de genética. Revista Faz Ciência, v. 21, n. 33, p. 09, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés JOSÉ LUCAS DOS FEITOSA, Mayara Setúbal Oliveira Araújo, GERMANA COSTA PAIXÃO 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .