Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas

Autores

  • Ana Cecília Fadú Sáber e Silva Ribeiro Autônoma
  • Aparecida Leonir da Silva USP

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Terapia Ocupacional, Formação Docente, Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

No contexto educacional as narrativas docentes denunciam um entrave teórico-prático em metodologias ativas junto aos alunos com necessidades educacionais especiais, mesmo essas metodologias tendo bases teóricas bem definidas no protagonismo do aluno e nas didáticas pedagógicas. Neste relato de experiência da assessoria em terapia ocupacional com os docentes de uma instituição privada de ensino que adota metodologia por resolução de problemas, o objetivo do estudo foi delinear iniciativas formativas para uma prática metodológica ativa inclusiva. No trato qualitativo dos dados, as ações dimensionam-se na ressignificação da cultura escolar e da educação na perspectiva inclusiva. Os resultados tratam de iniciativas que evidenciam as vivências dos professores; os conhecimentos prévios do aluno como centralidade do processo, bem como, a importância do suporte técnico na formação continuada docente. Tais iniciativas, quando aliadas às metodologias ativas inseridas no processo formativo docente, modificam didáticas tornando-se inclusivas e acessíveis aos alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Cotidiano escolar e práticas sócio-pedagógicas. Rev. Em Aberto. ano 11, n.53, jan./mar. 1992. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000851018. Acesso em: 15 Abril 2022.

BARROS, Denise Dias; LOPES, Roseli Esquerdo; GALHEIGO, Sandra Maria. Projeto Metuia: Terapia Ocupacional no campo social. O Mundo da Saúde. v. 26, n. 3, p. 365-369, 2002.Disponível em:https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-366553. Acesso em: 12 Ago 2022.

BORGES, José A. As TICs e as tecnologias assistivas na educação de pessoas deficientes. [Apresentação] In: III Encontro Dos Assessores De Tecnologia Do Estado Do Paraná. Curitiba, 2005. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/914-4.pdf. Acesso em: 12 Ago 2022.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Equipe da Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 10 Março 2022.

CAMARGO, Síglia Pimentel Hoher; SILVA, Gabriele Lenz da. Vivência de práticas inclusivas em sala de aula: possibilidades a partir do desenho universal para a aprendizagem. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.16, e9107, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/download/9107/5104.Acesso em: 15 Abril de 2022.

CARNEIRO, Relma Urel Carboni. Identidades e representações na escola inclusiva. In: MONTEIRO, Sueli Aparecida Itman; RIBEIRO, Ricardo; LEMES, Sebastião de Souza; MUZZETI , Luci Regina [orgs.] Educações na contemporaneidade: reflexão e pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 41-54.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. O adolescente como protagonista. Cadernos de Juventude, Saúde e Desenvolvimento. v. 1, 1999. p.75-9.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. 3.ed. Brasília: MEC,SEESP, 2006.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; SILVA, Estela Mari Santos Simões da; GUERRA, Simone Zanatta. Metodologias ativas na educação inclusiva: diálogo entre os conceitos de compensação e plasticidade cerebral. In: PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (org). Metodologias ativas na educação especial/inclusiva. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2021. E-book . Disponível em:https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/391/2021/08/Metodologias-Ativas-na-Educacao-Especial-Inclusiva.pdf . Acesso em 11 Março 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina. Considerações Iniciais. In: GATTI, Bernardete Angelina; GUIMARÃES, Luisa Veras de Sandes; PUIG, Daniel Fils. [Recurso Eletrônico]. Uma cartografia na formação de professores para a educação básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares. São Paulo : Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2022. p. 7-8.

GLASGOW, Neal A. Ensino e aprendizagem hoje modelos básicos e opções. In. ALVES, Neila Guimarães; FILHO, Moacelio Veranio Silva; LOPES, Renato Matos (org). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019.

LIMA, Cristina Adornes Palma de; LOPES, Mirian Stefani; SILVANO, Flávia Gasparini; PEIXOTO, Régis Nepomuceno. Terapia Ocupacional em educação inclusiva: fundamentos e práticas. In: NEPOMUCENO, Régis; GALLO, Giulia Calefi. et al. Terapia Ocupacional em educação inclusiva: contextos de atuação da Terapia Ocupacional na escola. 1ª ed. Chapecó: Inclusão Eficiente, 2019.

LUNKES, Fernanda Luzia; LUNKES, Gustavo Johann. Procedimentos adotados para a sala de aula à luz das metodologias ativas: um relato de experiência. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v.16, e9001, 2021. Disponível em:https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/viewFile/9001/5095. Acesso em: 23 Maio 2022.

MACHADO, Luís Henrique da Silva; RENNER, Roberto Luis. A identidade do professor. Brazilian Journal of Develop. v. 5, n. 12, p.30742-30753, dez de 2019.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Rev. CEJ, n.26, p. 36-44, jul./set. 2004. Disponível em: //revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/622. Acesso em: 27 ago. 2022.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

OMOTE, Sadao. et al. Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão. Rev. Paidéia. Ribeirão Preto. v.32. n.15. Dez 2005. p.387-396. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300008. Acesso em: 25 ago. 2022.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: Rodrigues, David (org.) Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas de Educación. [online]. v.6, n.1. 2013. p.83-96. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/pdf/pe/v6n1/v6n1a05.pdf. Acesso em: 28 jul 2022.

SILVA, Antônio João Hocayen da. Metodologia da Pesquisa: conceitos gerais. Paraná: Unicentro, 2014. Disponível em: http: // repositorio .unicentro .br :8080/jspui/bitstream/123456789/841/1/Metodologia-da-pesquisa-cient%C3%ADfica-conceitos-gerais.pdf.Acesso em: 10 mar 2022.

SILVA, Carla Cilene Batista; JURDI, Andrea Perosa; PONTES, Fernando Vicente de. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: possibilidades de atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais. Rev. Ter. Ocup.Univ. São Paulo. v. 23, n.3. 2012. p.283-288. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/55644. Acesso em: 28 jul 2022.

SILVA, Graziele Cristina Moraes da. O ensino e aprendizagem das expressões numéricas para 5a série do ensino fundamental com a utilização do jogo contig 60®. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11382. Acesso em 10 de mar. de 2022.

TENÓRIO, Robinson Moreira; FERRAZ, Maria do Carmo Gomes; PINTO, Jucinara de Castro Almeida. Eficácia e equidade: indicadores de qualidade da educação básica no Brasil. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 2014, Salvador, BA, Brasil. Anais VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste - Série Cadernos ANPAE- ADUFBA, Salvador, 2014. p. 1-12. Disponível em: http://www.equidade.faced.ufba.br/sites/equidade.oe.faced.ufba.br/files/eficacia_e_equidade_-_indicadores_da_educacao_basica_no_brasil.pdf . Acesso em: 23 Maio 2022.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

Fadú Sáber e Silva Ribeiro, A. C., & Leonir da Silva, A. (2023). Iniciativas formativas para uma prática docente inclusiva em metodologias ativas . Conexão ComCiência, 3(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10266

Edição

Seção

Relato de experiência