Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química

Autores

  • Damiao Sampaio de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Victor Moreira de Oliveira UECE
  • Joan Petrus Oliveira Lima UECE
  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior UECE

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estágio Supervisionado, Interações Verbais

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.

Biografia do Autor

Victor Moreira de Oliveira, UECE

Atua em química teórica, docking molecular e dinâmica molecular nos seguintes temas: Docking Molecular, Dinâmica Molecular, Limonóides, SarsCov-2, Dengue, Cruzaina e Chicungunha; estudos auxiliados pela Química Computacional.

Joan Petrus Oliveira Lima, UECE

Doutorando em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2020) atuando na área de biomateriais com colágeno, apatitas, arcabouços para reparação óssea e carreamento de fármaco (EMBRAPA) e de aproveitamento de resíduos de pescado.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior, UECE

Doutorado em Educação pela UECE e atua na área de Ensino de Ciências/Química, principalmente nas temáticas: Formação do Professor; Política e Prática Docente; Aprendizagem Significativa e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Educação.

Referências

AGUIAR, T. C. D; JUNIOR, W. E. F. Ações e reflexões durante o Estágio Supervisionado em Química: algumas notas autobiográficas. Química Nova na Escola, v. 35, n. 4, p. 283-291, 2013.

ARRIGO, V. et al. Análise das interações verbais professor-aluno: Implicações para a construção de um discurso reflexivo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 32, p. 48-60, 2018.

ARRIGO, V. et al. Desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em química no Estágio Supervisionado. Educação em Revista, v. 38, 2022.

CABRAL, W. A.; FLÔR, C. C. C. Pensando as práticas de escrita na disciplina de estágio supervisionado em química: com a palavra, os estagiários. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 161-174, 2016.

CARVALHO, A. M. P. D. Os estágios nos cursos de licenciatura. Cengage Learning (São Paulo), Coleção ideias em ação, 2019.

CICUTO, C. A. T.; MIRANDA, A. C. G.; CHAGAS, Sinara da Silva. Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 1035-1045, 2019.

COSTA G., E. S. et al. O estágio supervisionado em Química: Possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 149-163, 2012.

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 11-26, 2019.

FLANDERS, Ned A. Analyzing teaching behavior. 1970.

OLIVEIRA, L. A. D.; DO NASCIMENTO, A. G. A importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em química do IFMA campus Zé Doca. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3981-3994, 2019.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.

QUARANTA, A. M.; PIRE, G. D. L. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física-modalidade EAD. Movimento, v. 19, n. 2, p. 185-205, 2013.

POSSEBON, R. C. PUCHOLOBEK, G. FARIAS, A. J. O Estágio Supervisionado na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química e a experiência da semiregência. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química -XVIII ENEQ, 2016. Florianópolis.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

SILVA, I. C. T. D.; SIQUEIRA, V. F.; GOI, M.E. J. Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 39-54, 2019.

TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio supervisionado em ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 32-44, 2016.

ZOTOVICI, S. A et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física: entre a teoria e a prática. Pensar a prática, v. 16, n. 2, 2013.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Sousa, D. S. de, Oliveira, V. M. de, Lima, J. P. O., & Junior, F. R. F. M. (2023). Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442