Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
Mots-clés :
Ensino de Química, Estágio Supervisionado, Interações VerbaisRésumé
O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.
Références
AGUIAR, T. C. D; JUNIOR, W. E. F. Ações e reflexões durante o Estágio Supervisionado em Química: algumas notas autobiográficas. Química Nova na Escola, v. 35, n. 4, p. 283-291, 2013.
ARRIGO, V. et al. Análise das interações verbais professor-aluno: Implicações para a construção de um discurso reflexivo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 32, p. 48-60, 2018.
ARRIGO, V. et al. Desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em química no Estágio Supervisionado. Educação em Revista, v. 38, 2022.
CABRAL, W. A.; FLÔR, C. C. C. Pensando as práticas de escrita na disciplina de estágio supervisionado em química: com a palavra, os estagiários. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 161-174, 2016.
CARVALHO, A. M. P. D. Os estágios nos cursos de licenciatura. Cengage Learning (São Paulo), Coleção ideias em ação, 2019.
CICUTO, C. A. T.; MIRANDA, A. C. G.; CHAGAS, Sinara da Silva. Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 1035-1045, 2019.
COSTA G., E. S. et al. O estágio supervisionado em Química: Possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 149-163, 2012.
FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 11-26, 2019.
FLANDERS, Ned A. Analyzing teaching behavior. 1970.
OLIVEIRA, L. A. D.; DO NASCIMENTO, A. G. A importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em química do IFMA campus Zé Doca. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3981-3994, 2019.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
QUARANTA, A. M.; PIRE, G. D. L. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física-modalidade EAD. Movimento, v. 19, n. 2, p. 185-205, 2013.
POSSEBON, R. C. PUCHOLOBEK, G. FARIAS, A. J. O Estágio Supervisionado na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química e a experiência da semiregência. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química -XVIII ENEQ, 2016. Florianópolis.
SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.
SILVA, I. C. T. D.; SIQUEIRA, V. F.; GOI, M.E. J. Relatos de Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 2, p. 39-54, 2019.
TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio supervisionado em ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p. 32-44, 2016.
ZOTOVICI, S. A et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física: entre a teoria e a prática. Pensar a prática, v. 16, n. 2, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Damiao Sampaio de Sousa, Victor Moreira de Oliveira, Joan Petrus Oliveira Lima, Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .