Geographical climatology and the possibilities of approach in teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202202

Keywords:

Geography, climatology teaching, didactic-pedagogical proposals

Abstract

This work presents the nuances that permeate geographic education, with emphasis on the teaching of climatology. In addition, it exposes possibilities of teaching climate in Geography classes through methodologies that integrate and facilitate learning, considering the context of Brazilian public schools. The teaching of climate-related topics is fragile. For this reason, this work was developed seeking to help the teaching of geographic climatology through methodological proposals that contribute to the understanding and reflection on this theme. The possibilities for teaching climatology presented in this research are directed to classes taught in basic education, in the context of elementary and high school. From the development of this work, it was possible to verify countless possibilities for the teaching of climatology in geography classes, using low-cost materials, which facilitate, while contributing to the learning process.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Visualizações em PDF
587

Author Biographies

Vinicius Ferreira Luna, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO/UFPE). Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) com Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisador do Grupo de Estudos em Climatologia e Bacias Hidrográficas do Semiárido (LabClima/URCA), do Grupo de Estudos em Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA/UFPE) e do Grupo de Pesquisa Tropoclima Semiárido (UFCG), vinculado ao Laboratório de Analise Geoambiental (LAGEO/URCA). Atua na área de Geografia Física com ênfase em Climatologia Urbana, trabalhando especificamente com Eventos Extremos de Chuva e Impactos Associados, Desastres Naturais, Ilhas de Calor Urbano e Geotecnologias.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9891999134657914.

E-mail: viniciusluna13@gmail.com

Mirelle Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra (2020-2021) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em Geografia, Licenciatura Plena, (2016-2019) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Desde 2020 é integrante do Grupo de Estudos em Ambientes Fluviais Semiáridos (GEAFS). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, com destaque para os seguintes temas: Geomorfologia e dinâmica de áreas úmidas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0607133567377593.

E-mail: mirelleoliveirasilva18@gmail.com.

Juliana Maria Oliveira Silva, Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Geografia na Universidade Federal do Ceará (2012). É professora Adjunta K do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará, ministrando as disciplinas de Hidrografia e Biogeografia. Coordena o Laboratório de Análise Geoambiental (Lageo) do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Foi Chefe do Departamento de Geociências da URCA (Gestão 2014 - 2016).Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e a Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para o período 2018-2020. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Geografia. Integra o Conselho Deliberativo (suplente) da Associação Brasileira de Climatologia (gestão 2018 - 2020) e atualmente integra o Conselho Fiscal na gestão 2021 - 2023. Tem co-orientado dissertações em alguns Programas de Pós-Graduação no Nordeste. Líder do Grupo de Pesquisa em Climatologia Geográfica e Bacias Hidrográficas do Semiárido e Vice-líder do Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GeoPed), ambos do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Análise em Bacias Hidrográficas, Geotecnologias e Análise Geoambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480253484885651.

E-mail: juliana.oliveira@urca.br

References

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. 4 ed. Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil, 1996, p. 01 a 12.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld>, acessado em 29/10/2019 às 12:30.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, D. S; SILVA, J. M. O. Estudo dos impactos pluviométricos e os eventos extremos no município de Crato – CE. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.964 – 976, 2012.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.

CELESTINHO, E.; ANDRADE, I. L de.; FIALHO, E. S. O ensino de Climatologia nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais de viçosa – mg. Anais do x simpósio brasileiros de climatologia geográfica. p. 1750 – 1761, 2014.

COSTA, M.S da; BORGES F.R; SILVA, V. E. G da; BARBOSA, M. E. S. A utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

FERREIRA, J. S. Teoria E Método Em Climatologia. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.766 – 773, 2012. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/195/o/TEORIA_E_METODO_EM_CLIMATOLOGIA.pdf Acesso em 10 jul. 2019.

FRANÇA JUNIOR, P.; MALYSZ, S. B.; LOPES, C. S. Práticas de ensino em climatologia: observação sensível do tempo atmosférico. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 12 – Vol. 19 – JUL/DEZ 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.42455

GONZALES, D; COSTA, A. Análise da percepção de risco e vulnerabilidade a partir dos alunos do ensino médio na vivência de Nova Friburgo RJ após desastre natural de 2011. GOT, n.º 9 – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. p. 187-211, 2016. DOI: https://doi.org/10.17127/got/2016.9.009

GUIMARÃES, I.V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG. .v .25 . p.1036-1055, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11

LEAL, D. C; NERY, J. T. Climatologia vai à escola. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

LUNA, V. F; GOMES, J. F; SILVA, C. C. J; SILVA, J. M. O. A ocorrência de Eventos de chuva extrema no período de 1974 – 2016 na cidade do Crato – CE Anais do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Juiz de Fora-MG. p. 1061-1069, 2018.

MENDONÇA, F. Riscos, vulnerabilidades e resiliência socioambientais urbanas: inovações na análise geográfica. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, out. p. p. 111-118, 2011. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0010

PAIXÃO, T. N; BORGES, M. T. C. Clima e Ambiente na Educação Básica: propostas didáticas para a mediação dos conteúdos de clima na Geografia Escolar. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, jan./jun. p.144-164, 2018.

PAZ, C. M. V; SANCHES, F. O; FERREIRA, R. V. Chuvas em Uberaba/MG: um estudo sobre a ocorrência de eventos extremos. ENTRE-LUGAR, [S.l.], v. 10, n. 20, p. 102-121, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/el.v10i20.10278

QUEIROZ, A. B; NASCIMENTO, D. T. F; BARROS, J. R. A climatologia nos livros didáticos do ensino fundamental. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, Juíz de Fora – MG, 2018.

REIS, G. P; SILVA, F. M. A; SILVA, J. M. O. Eventos extremos de chuva na porção a barlavento da Chapada do Araripe – CE no período chuvoso de 2011. REVISTA GEONORTE, Edição Especial 2, V.1, N.5, p.988– 999, 2012.

SANTOS, N. C. L.; FERNANDES, M. J. C. A trajetória do ensino de geografia no Brasil. Anais CONADIS. Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50491>. Acesso em: 04/01/2023 11:12

SILVA, A. F; OLIVEIRA JÚNIOR, R. J. Aula de campo como prática de ensino – aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luiz-MA, p. 1-10, 2016.

SILVA, M. S.; CARDOSO, C. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.691

SOARES, L. P.; SILVA, A. A. G.; FÉLIX, F. K. L.; ZANELLA. M. E. Práticas educativas em climatologia geográfica. Revista Geonorte. Edição Especial 2, V.1, N.5, p.232 – 240, 2012.

SOUSA, D. A. DE. CARVALHO, N. A. DE. SILVA, K. S. O uso dos recursos utilização de novos recursos didáticos no ensino de Climatologia. IX Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica: Climatologia e gestão do território. Fortaleza, Ceará, 2010.

STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta geográfica, p. 77-86, 2012. DOI: https://doi.org/10.5654/actageo2012.0002.0005

STEINKE, E. T. SILVA, R. F. Principais abordagens das pesquisas sobre o ensino de temas em climatologia na geografia escolar. Revista Brasileira de Climatologia, p. 47-66, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726

SULAIMAN, S. N. Educação para prevenção de Desastres: a persistência do conhecimento tecnocientífico e da individualização do risco. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 19-30, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactumjournals.uc.pt/territorium/article/view/4197> Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_2

TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. de O. Introdução à Climatologia– Ubá: Ed. Geographica, 2008. – (Série Textos Básicos de Geografia).

VIGÁRIO, C; TALAIA, M. Educação para o risco e Desenvolvimento sustentável na formação de futuros Cidadãos. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 31-40, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4356>. Acesso em: 10 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_3

Published

2022-12-26

How to Cite

FERREIRA LUNA, V.; SILVA, M. O.; SILVA, J. M. O. Geographical climatology and the possibilities of approach in teaching . Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202202, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202202. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/9990. Acesso em: 2 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)