Referenciais curriculares para a educação escolar indígena do Maranhão:

reflexões sobre formação docente e escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12418

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena; Formação de professoras(es); Referenciais Curriculares para as escolas indígenas do Maranhão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição dos Referenciais Curriculares para a Educação Escolar Indígena do Maranhão (RECEIMA) para a formação de professoras(es) maranhenses. Além deste, outros objetivos se somam: a) analisar o processo histórico de formulação do RECEIMA para a Educação Escolar Indígena do Maranhão, b) Investigar os princípios político-pedagógicos que sustentam a elaboração do RECEIMA e c) caracterizar a concepção de formação de professoras(es) presente no RECEIMA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoiou na revisão de literatura e na análise documental. A fundamentação teórica foi realizada com base nos trabalhos de Baniwa (2019), Grupioni (2006), Luciano (2006), Munduruku (2012), Papi (2005), Santos (2009), dentre outras(os). A pesquisa evidenciou que a construção do RECEIMA apresentou avanços e conquistas para a Educação Escolar Indígena no Maranhão, a saber: profissionalização dos professoras(es) das escolas indígenas; incentivo à construção de projetos políticos pedagógicos das escolas indígenas; inserção da parte diversificada do currículo, acrescentando Direito Indígena e Língua Indígena como componentes curriculares diferenciados; apoio à elaboração de materiais didáticos específicos para as escolas indígenas, dentre outros.

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Biografia do Autor

Raimunda de Moraes Mota, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA

RAIMUNDA DE MORAES MOTA. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica. Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Possui pós-graduação latu senso em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Atualmente é professora/suporte pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA e Supervisora Escolar na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena.

Jocenilson Mendes Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica. Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins. Coordenador

Estadual dos Programas Escola da Terra, ProJovem Campo Saberes da Terra e da Ação Saberes Indígenas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC). É representante Titular da Secretaria de Estado da Educação no Conselho de Educação Escolar Indígena e no Comitê Executivo Estadual de Educação do Campo do Maranhão. Atualmente está à frente da Supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, atuando com as modalidades de ensino: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Escolar Indígena, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Marilda da Conceição Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Piauí (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de Pedagogia. Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação do Campo na América Latina. Área de pesquisa: Educação; Educação do Campo; Educação Escolar Quilombola; Educação Escolar Indígena e Educação para as Relações étnico-raciais.

Francisco José Ferreira Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Francisco José Ferreira Carvalho, -Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA(2009) -Licenciatura em Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA(2009) -Especialização em Gestão da Educação pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT(2017) -Professor efetivo da rede estadual de educação do Maranhão -Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA), Servidor estadual da Supervisão de Modalidades e Diversidade - SUPMODE/SEDUC-MA. Possui experiência na área da educação, atualmente com ênfase em Educação Escolar Indígena.

Maria José Jansen Santos, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

MARIA JOSÉ JANSEN SANTOS. Especialista em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (2016); Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2006); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2005). Professora da Rede Estadual de Ensino do Maranhão, atuando na Unidade Regional de Educação de Santa Inês (URESI), na Educação Escolar Indígena, desenvolvendo atividades junto ao povo Guajajara e Guajá da Terra Indígena Caru.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

DE MORAES MOTA, R.; MENDES COSTA, J.; MARTINS, M. da C.; FERREIRA CARVALHO, F. J.; JANSEN SANTOS, M. J. Referenciais curriculares para a educação escolar indígena do Maranhão:: reflexões sobre formação docente e escola indígena . Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2025. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.12418. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/12418. Acesso em: 19 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes