Referenciais curriculares para a educação escolar indígena do Maranhão:
reflexões sobre formação docente e escola indígena
DOI:
https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.12418Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena; Formação de professoras(es); Referenciais Curriculares para as escolas indígenas do Maranhão.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição dos Referenciais Curriculares para a Educação Escolar Indígena do Maranhão (RECEIMA) para a formação de professoras(es) maranhenses. Além deste, outros objetivos se somam: a) analisar o processo histórico de formulação do RECEIMA para a Educação Escolar Indígena do Maranhão, b) Investigar os princípios político-pedagógicos que sustentam a elaboração do RECEIMA e c) caracterizar a concepção de formação de professoras(es) presente no RECEIMA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoiou na revisão de literatura e na análise documental. A fundamentação teórica foi realizada com base nos trabalhos de Baniwa (2019), Grupioni (2006), Luciano (2006), Munduruku (2012), Papi (2005), Santos (2009), dentre outras(os). A pesquisa evidenciou que a construção do RECEIMA apresentou avanços e conquistas para a Educação Escolar Indígena no Maranhão, a saber: profissionalização dos professoras(es) das escolas indígenas; incentivo à construção de projetos políticos pedagógicos das escolas indígenas; inserção da parte diversificada do currículo, acrescentando Direito Indígena e Língua Indígena como componentes curriculares diferenciados; apoio à elaboração de materiais didáticos específicos para as escolas indígenas, dentre outros.
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